Dicas, Beleza e Saúde

7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

Autor:

7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

7-Alimentos-Para-Aumentar-a-Imunidade 7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade


Ultimamente, muita gente tem procurado entender como melhorar a imunidade. A maioria delas, vem procurando por tudo o que anda anda acontecendo atualmente, mas vale lembrar que o Ministério da Saúde diz que não há nenhum alimento, vacina, medicamento ou substância específica que possa prevenir a infecção. A única recomendação que prova ser eficiente até o momento, é as de higiene, sem dúvidas é a melhor forma de se proteger. Entretanto, procurar por maneiras de manter a imunidade alta, ainda sim é algo muito importante. E se prevenir nunca é de mais, certo? E para que o nosso organismo consiga se defender de qualquer “ataque” até mesmo de uma gripe, ou resfriado. É importante manter uma alimentação equilibrada, dormir bem, praticar exercícios sempre que possível, não fumar e o mais importante, hidratar-se! Como? Com muita água e com os alimentos certos. E quais seriam esses alimentos? E é por isso, que separei uma lista com 7 alimentos para aumentar a imunidade, que não podem ficar de fora do seu cardápio. A seguir, veja quais: 7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade.

1- Alho

7-Alimentos-Para-Aumentar-a-Imunidade1 7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

O alho é encontrado em praticamente todas as cozinhas do mundo. Ele ajuda a dar um saborzinho a mais na comida, como também é essencial para a sua saúde. Algumas civilizações reconhecem o alho pelo seu valor no combate a infecções. Ele também pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e retardar o endurecimento das artérias. Suas propriedades de aumento da imunidade parecem vir de uma concentração de compostos contendo enxofre, como a alicina.

2- Gengibre

7-Alimentos-Para-Aumentar-a-Imunidade2 7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

Outro ingrediente ao qual muitos já o consomem como chá para gripe ou como complemento para potencializar a perda de peso, é o gengibre. O gengibre também pode ajudar a diminuir outras doenças inflamatórias, ajudar a diminuir a dor crônica e pode possuir propriedades para baixar o colesterol, de acordo com estudos recentes em animais.

3- Alimentos com Vitaminas C

7-Alimentos-Para-Aumentar-a-Imunidade3 7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

Um nutriente que já sabemos ser essencial, é a vitamina C. Ela atua como antioxidante que ajudam a combater os radicais livres, um tipo de molécula instável conhecida por danificar o sistema imunológico. Existem algumas evidências de que a vitamina C pode ser essencialmente útil para estimular o sistema imunológico das pessoas sob grande estresse. Alguns alimentos ricos em vitamina C são:

– frutas cítricas (como laranja, Tangerina e Acerola)
– kiwi
– morangos
– pimentão vermelho e verde
– brócolis
– mamão

4- Alimentos com Vitaminas E

7-Alimentos-Para-Aumentar-a-Imunidade7 7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

Como a vitamina C, a vitamina E também é um poderoso antioxidante. Pesquisas sugerem que a manutenção de amplos níveis de vitamina E, pode ser crucial para manter um sistema imunológico saudável, particularmente entre os idosos. Veja alguns alimentos ricos em vitamina E:

– sementes de girassol
– amêndoa
– avelã
– castanha do pará
– manteiga de amendoim

5- Chá Verde

7-Alimentos-Para-Aumentar-a-Imunidade4 7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

Também conhecido como o queridinho das dietas, o chá ver contém flavonóides, um tipo de antioxidante capaz de reagir com vários tipos de radicais livres, formando assim compostos estáveis e retardando o envelhecimento das células. Mas o chá verde realmente se destaca, nos seus níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, outro poderoso antioxidante e anti-inflamatório capaz de melhorar a função imunológica.

6- Alimentos com Zinco

7-Alimentos-Para-Aumentar-a-Imunidade5 7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

O zinco é um mineral fundamental envolvido na produção de certas células imunológicas. Veja alguns dos principais alimentos com fontes de zinco:

– feijão cozido
– ostras
– mariscos
– sementes de linhaça
– grão de bico
– castanha de caju

7- Carotenóides

7-Alimentos-Para-Aumentar-a-Imunidade6 7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

Outro tipo de antioxidante, são os carotenóides. Uma classe de pigmentos encontrados naturalmente em diversas plantas. Quando consumidos, os carotenóides são convertidos em vitamina, outro nutriente que ajuda a regular o sistema imunológico).

Veja alguns alimentos que ajudaram a aumentar seus carotenóides:

– espinafre
– couve
– cenouras
– manga
– couve
– damascos
– mamão
– batata doce

Obs: Os carotenóides são melhor absorvidos quando cozidos ou comidos acompanhados de gordura.

BÔNUS: O ômega-3 é um tipo de ácido graxo essencial conhecido por eliminar a inflamação e manter o sistema imunológico sob controle.

Dica Natureba: 1° Preste muita atenção ao tamanho das doses e à ingestão diária recomendada de cada vitamina ingerida, para que você não consuma muito. 2° Procure sempre consumir as vitaminas nos alimentos. Mas se você estir pensando em tomá-los em forma de suplementos, não deixe de consultar antes o seu médico para que ele possa avaliar melhor os prós e os contras.

Veja Também: Alimentos Que Ajudam a Emagrecer Rápido

Veja Também: Como Usar o Coentro


Tags:7 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The maximum upload file size: 2 MB.
You can upload: image, video.

Uma nova versão de nossa Política de Cookies, termos e Privacidade está disponível em nossa página de Termos de uso e políticas de privacidade , ao navegar pelo site você concorda com os termos do site.