Fitness

Anticoncepcional Engorda ou Emagrece?

Anticoncepcional Engorda ou Emagrece?
Dando início ao "amandaresponde". Venho recebendo varias perguntas sobre será que anticoncepcional engorda ou emagrece? No entanto, essa é uma dúvida que grande parte das mulheres tem hoje em dia. Mas, quantos de vocês já tomaram hormônios reprodutivos (por exemplo, pílulas anticoncepcionais)? Até alguns anos atrás, o anticoncepcional era visto como algo inofensivo, até que as histórias de horror sobre a reposição hormonal começaram a se espalhar. Penso eu que qualquer mulher que esteja tomou ou já tomou um hormônio reprodutivo correu para o seu médico para se tranquilizar com a verdade. Então a pergunta se tornou: eu deveria ou não deveria tomar? Anticoncepcional engorda ou emagrece? Antes de podermos responder a essa pergunta, precisamos discutir o papel da suplementação hormonal reprodutiva feminina e o que acontece no corpo de uma mulher quando ela está usando. Anticoncepcional Engorda ou Emagrece?

Veja Também: BANHA DE PORCO FAZ MAL?

Anticoncepcional Engorda ou Emagrece?

ANTICONCEPCIONAL ENGORDA?
Anticoncepcional Engorda ou Emagrece?
É raro, mas algumas mulheres ganham um pouco de peso quando começam a tomar pílulas anticoncepcionais. Muitas na maioria das vezes, é apenas um efeito colateral temporário devido à retenção de líquidos, não gordura extra.
De uma forma geral o anticoncepcional NÃO engorda, então relaxem mulherada, isso ainda NÃO foi comprovado cientificamente, ok? O que sabemos até então é que um dos efeitos colaterais da pílula é a retenção de líquido, por isso ganhar uns quilos a mais em ALGUNS casos é normal, isso pode varia de mulher para mulher, pois todas somos diferentes umas das outras. Entretanto, podemos resolver esse caso tomando bastante água e praticando atividade física!

SAIBA UM POUCO MAIS:
A pílula anticoncepcional oral é um dos meios mais conhecidos e utilizados, formado de hormônios em várias misturas de estrógenos e progesterona, que impossibilita a liberação do óvulo pelo ovário, e assim, impede a fecundação. Assim como qualquer outro medicamento, os anti- concepcionais hormonais podem causar inúmeras reações, sendo elas diferentes em cada caso.

Uma revisão de 44 estudos feitos até hoje, não mostram evidências de que pílulas anticoncepcionais causassem ganho de peso na maioria das mulheres. Como possivelmente são efeitos colaterais pílula, qualquer ganho de peso é mínimo e desaparece dentro de 2 a 3 meses.
Se acontecer de você ser uma das poucas mulheres que engordam, converse com seu médico. Ela(o) pode sugerir algum tipo diferente de pílula anticoncepcional. Por quê? Porque todas as pílulas não são iguais.

BENEFÍCIOS DO ANTICONCEPCIONAL:
Uma matéria publicada pela “sciencedirect” anunciou que muitas mulheres desconhecem os benefícios anticoncepcionais. Milhares de estudos demonstraram que os anticoncepcionais orais oferecem proteção contra uma vasta variedade de doenças e condições, incluindo perda de densidade óssea, cistos ovarianos, gravidez ectópica, irregularidades do ciclo menstrual, dismenorréia e menorragia, doença inflamatória pélvica, doença benigna da mama, endométrio câncer e câncer de ovário. E claro, gravidez indesejada.

TIPOS DE PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS:
Anticoncepcional Engorda ou Emagrece?
Existem dois tipos:
1 – Pílulas combinadas, que contêm estrogênio e progesterona
2 – Pílulas apenas com progestina.
A maior parte das pílulas anticoncepcionais usa o mesmo tipo de estrogênio em várias doses, mas cada tipo de comprimido pode apresentar um tipo relativamente diferente do hormônio progesterona, em diferentes doses. Qual o resultado? Efeitos colaterais potencialmente diferentes!
Qualquer um que você comece a consumir, dê no minimo 3 meses para qualquer efeito colateral passar.

SAIBA UM POUCO MAIS:
Os comprimidos de hoje são diferentes: Quando as pílulas anticoncepcionais começaram a ser vendidas pela primeira vez, lá no início dos anos 60, elas tinham níveis muito altos de estrogênio e progestina. E o estrogênio consumido em altas doses pode sim causar ganho de peso devido ao aumento do apetite e retenção e líquidos. Então, há mais de 50 anos, eles podem ter causado com certeza ganho de peso em algumas mulheres. Já hoje não!
Atuais pílulas contêm quantidades muito menores de hormônios. Portanto, o ganho de peso provavelmente não será um problema.

PÍLULA CAUSA CÂNCER?
Quebrando mais um mito! A pílula pode reduzir o risco de câncer de endométrio e ovário, e também não aumenta o risco de câncer de mama.

A PÍLULA É O MELHOR MEIO CONTRACEPTIVO?
Claro que não, mas é altamente eficaz, barato e fácil de usar. Já dizer que é a melhor opção para um paciente, seria impropria e demonstra desinformação.

Todo o conteúdo em nosso site é puramente informacional e não prescricional! Sempre procure um bom médico/especialista antes de experimentar qualquer estratégia de saúde.

Veja Também: KEFIR ENGORDA

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com