Prato Principal

Bacalhau com Grão de Bico

Como Fazer Bacalhau com Grão de Bico
Essa combinação de bacalhau com grão de bico, é maravilhosa! Uma receita de família, que tradicionalmente é feita para ceia de ano novo e que também é servida na quaresma. Seja por tradição ou superstição, fazer bacalhau com grão de bico é muito fácil e o sabor é estupendo! Uma combinação leve, saudável e sofisticada ao mesmo tempo. Simplesmente uma combinação magnifica, é o melhor bacalhau com grão de bico que já provei. Esse é um prato tipico da Páscoa espanhola, que normalmente é servido na sexta-feira santa. Após a proibição católica de comer carne neste dia, o prato leva como ingrediente principal o bacalhau. É considerado o prato mais popular dentro da gastronomia da Páscoa da Espanha. Claro que eu modernizei esta receita com o meu toque brasileiro. Espero que gostem! Bacalhau com Grão de Bico

Veja Também: BOLINHO DE BACALHAU

Bacalhau com Grão de Bico

Ingredientes
4 filés grossos de bacalhau
400 g de grão-de-bico cozido
100 ml de caldo de galinha caseiro
1 cebola picada
1 dente de alho picado
Paprica doce a gosto
1 folha de louro
½ colher (sopa) de salsinha picadinha
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Tomate cereja a gosto

Modo de Preparo
Numa panela de tamanho médio, aqueça metade do azeite, acrescente o alho e a cebola, refogue até que a cebola fique transparente.
Adicione a paprica e a folha de louro, abaixe o fogo e adicione o grão de bico e os tomate picados, misture tudo até que o grão de bico esteja coberto pelas especiarias, deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione o caldo de galinha, deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo.
Para finalizar, junte a salsinha e misture delicadamente, tempere com sal e desligue o fogo.
Pré-aqueça o forno.
Em uma frigideira antiaderente, unte com 2 colheres de sopa de azeite, leve ao fogo baixo e deixe aquecer. Quando o azeite estiver quente, coloque os filés de bacalhau e deixe fritar até que forme uma crosca crocante e dourada, demora cerca de 3 a 4 minutos.
Salpique sal e pimenta. Com cuidado, vire os filés e continue a fritar por cerca de 2 minutos, adicione a manteiga neste ponto.
Transfira os filés de bacalhau para uma assadeira e leve ao forno. Deixe assar por 4 a 5 minutos, ou até que esteja apenas cozido.
DICA: O bacalhau está cozido quando a carne é opaca.
Na hora de montar o prato, aqueça delicadamente o grão de bico. Coloque uma porção em cada prato, depois coloque um filé de bacalhau assado em cima de cada porção, decore como preferir, regue com um azeite e sirva.

Veja Também: BACALHAU COM BATATAS AO FORNO

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com