Curiosidades

Como Substituir a Farinha Branca

Como Substituir a Farinha Branca

 

Este famoso ingrediente está presente nas massas e também nos pães, biscoitos e bolachas. Mas, embora faça parte da lista de alimentos gostosos, ela pode agir como vilã em nossa saúde. A farinha branca é digerida mais rapidamente, por isso não provoca a sensação de saciedade, assim como o açúcar, que pode acabar causando uma compulsão alimentar. Alguns pessoas são alérgicas a glúten, fazendo com que não comam nada que contem farinha branca.
Mas se a calmem, para tudo se tem solução, seu cardápio não precisa mudar bruscamente. Além da versão integral também é possível substituir a farinha branca por outros grãos.


Veja a seguir:

Farinha de tapioca: Retirada da fécula de mandioca, e uma ótima opção para substituir pães, torradas e panquecas combina com tudo e existem variações de receitas. Não contem glúten.

Farinha ou fibra de soja: Rica em cálcio, fibra e antioxidantes, mesmo sendo um pouco calórica, ela não contem glúten. Substitua em receitas de pães, bolos, massas, panquecas ou para engrossar caldos.

Farinha de aveia: Fonte de fibras solúveis, além de ajudar a regular o intestino, ajuda também no controle do colesterol.

Farinha de chia: Rica em proteínas de fácil digestão e fibras, é uma maravilha pois aumenta a sensação de saciedade. Utilize-a apenas misturada com outras farinhas e em receitas salgadas. O grão em si pode e deve ser consumido em saladas, frutas e com iogurtes. Também não contem glúten.

Farinha de quinoa:
Obtidas através da moagem do grão, é rica em ômega 3 e 6, utilize em receitas de pães e tortas salgadas. Não contem de glúten.

Farinha de amaranto: É uma farinha escura, o tipo é indicado para bolos de chocolate, cookies ou pães escuros, essa farinha é rica em proteínas, fibras e muito indicada para gestantes. Não contem glúten.

Farinha de arroz: Feita através da moagem do grão, é bem mais grossa, rica em fibras e vitaminas. Misture com farinhas mais leve para receitas salgadas. Não contem de glúten.

Farinha de banana verde: Ajuda a diminui a absorção de gordura, ela tem gosto amargo e deve ser misturada com outros ingredientes para disfarçar o amargo.

Farinha de linhaça:
Rica em gorduras boas, ajuda no combate ao colesterol. Misturas com outros tipos de farinha para utilizar em receitas de bolo, pães e tortas ou consuma com frutas, saladas e vitaminas. Também não contem glúten.

Farinha de amêndoas: Obtida através de amêndoas, amendoins ou castanhas, é rico em proteína e gorduras boas que combatem o colesterol. Ótima para empanar carnes e peixes ou engrossar caldos. Não contem glúten.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com