Dicas, Beleza e Saúde

Como Substituir o Açúcar

 

Como Substituir o Açúcar
Se você está procurando como substituir o açúcar, hoje vou falar sobre alguns substitutos do açúcar para usar na cozinha, ou apenas algo para adicionar no seu café, chá ou smoothie. O açúcar além de fazer mal a saúde, auxilia no ganho de gordura, e por isso deve ser evitado ao máximo em nossa alimentação. Estes são os melhores adoçantes naturais que você pode usar sem interferir na dieta e na sua saúde. Como Substituir o Açúcar

Veja Também: BOLO DE CENOURA COM STEVIA

Como Substituir o Açúcar

Adicionar o açúcar em sua alimentação é provavelmente o pior ingrediente para sua dieta.O açúcar tem sido associado a muitas doenças graves, incluindo obesidade, doenças cardíacas, diabetes e o câncer. Sem falar que, a maioria das pessoas consomem uma quantidade absurda de açúcar e muitas vezes elas nem sabem disso. Felizmente, existem muitas maneiras de adoçar nossa vida sem adicionar o açúcar.

A algumas semanas atrás um programa de televisão chegou a falar sobre o, consumo exageradíssimo de açúcar feito pelos brasileiros. Segundo o programa, nós brasileiros consumimos cerca de 20 colheres de sopa de açúcar por dia, quando na verdade o máximo para se consumir seria de 2 colheres de sopa. Esse açúcar é encontrado em alimentos quase todos os alimentos que estão de fácil alcance para maioria da população: industrializados, salgados, fast food etc…

Porque cortar o açúcar?
Para começar, não há simplesmente NADA de bom no tal açúcar. Ele não contém proteínas, vitaminas, gorduras essenciais ou minerais. Não há motivos para o incluir em uma alimentação saudável. Na verdade, há uma imensa lista de razões pelas quais você não deve consumir açúcar. Algumas delas são:
– O açúcar prejudica o metabolismo, levando ao aumento do armazenamento de insulina e gordura.
– O açúcar interfere na sua saciedade, isso pode levar ao aumento de ingestão de calorias e a um grande ganho de peso.
– O açúcar além de todo o mal faz com que a dopamina seja liberada no centro de recompensa do cérebro, que é a mesma sensação ativada pelas drogas viciantes. Logo isso leva a desejos de ingerir mais açúcar, podendo levar a exageros.
– O alto consumo de açúcar também está associada a algumas das doenças mais mortais do mundo, incluindo diabetes, doenças cardíacas e o câncer.

Ai eu te pergunto, vale apenas ingerir açúcar só porque PARECE gostoso? Eu prefiro viver por muitos anos e com uma boa disposição.

Substituto Saudável para o Açúcar:

1 – Stevia:
Como Substituir o Açúcar
Estévia é um dos adoçantes mais naturais, contém zero calorias e não tem efeitos negativos à saúde. Também mostrou-se abaixar níveis de açúcar no sangue e pressão arterial. A stevia é considerada uma opção saudável para diabéticos e super indicada para quem pratica uma alimentação low carb. Ela pode ser encontrada liquida ou sólida.

2 – Xylitol:
Como Substituir o Açúcar
É um álcool de açúcar que contém 40% menos calorias do que o açúcar comum. Consumi-lo puro pode oferecer benefícios odontológicos e proteger contra a osteoporose. Também pode ser consumido por diabéticos e por praticantes da low carb.  Mais o xilitol em excesso pode causar diarreia.

3 – Eritritol:
Como Substituir o Açúcar
O eritritol é um álcool açucarado que tem um sabor bem parecido ao açúcar comum, porem contém apenas 6% das calorias. É uma excelente alternativa ao açúcar, especialmente para pessoas com sobrepeso ou diabetes.

4 – Açúcar De Coco:
Como Substituir o Açúcar
Esse açúcar contem uma pequena quantidade de fibras e nutrientes. Portanto, pode ser considerado um pouco “menos ruim” do que o açúcar. Porem, ele ainda é rico em frutose e deve ser ingerido com muita moderação.

5 – Mel:
Como Substituir o Açúcar
Contém vários antioxidantes e pequenas quantidades de vitaminas e minerais. Oferece vários benefícios à saúde, mas no final do dia, ainda é açúcar e deve ser consumido moderadamente.

6 – Melaço ou Melado:
Como Substituir o Açúcar
Contém alguns nutrientes que sustentam a saúde dos ossos e do coração, podendo ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. No entanto, ainda é rico em açúcar e deve ser consumido com muita moderação.

7 – Xarope de Bordo:
Como Substituir o Açúcar
Ele contém alguns minerais e mais de 24 antioxidantes diferentes para o nosso corpo. O xarope de bordo é um pouco “menos ruim” do que o açúcar normal, mas não deixa de ser açúcar, então também temos que tomar cuidado.

8 – Xarope de Yacon:
Como Substituir o Açúcar
Contém um terço das calorias do açúcar normal. Também é muito rico em frutooligossacarídeos, que alimentam as bactérias boas no intestino e podem ajudar na perda de peso, esse é uma alternativa menos pior comparado as opções 5, 6 e 7.

OBS: A quantidade de cada adoçante ou açúcar vai variar muito de receita para receita.

OUTRAS OPÇÕES: 
Os açúcares menos ruins seriam primeiramente o mascavo por seu um açúcar não processado e o açúcar demerara.

Todo adoçante ou açúcar deve ser consumido MODERADAMENTE!

Aviso importante: Todo o conteúdo disponibilizado nesse artigo é de caráter puramente informacional (e não prescricional!). Sempre procure um bom médico/especialista antes de experimentar ou testar qualquer estratégia de saúde.

RESUMINDO: O melhor mesmo retirar o açúcar e os adoçantes de nossa bebidas, já que maioria das frutas contém o seu açúcar natural. Mas, se não está adaptado a uma vida sem açúcar ou até mesmo porque algumas receitas necessitam ser adoçadas, escolha a alternativa que mais lhe agrade no sabor, na saúde e claro no bolso. Espero ter ajudar!!

Veja Também: BOLO DE FARINHA DE AMÊNDOAS COM XYLITOL

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

2 Comments

  1. Vc disse: “Segundo o programa, nós brasileiros consumimos cerca de 20 colheres de sopa de açúcar por dia, quando na verdade o minimo para se consumir seria de 2 colheres de sopa.”
    Não é o “MÍNIMO”, É O “MÁXIMO A SE CONSUMIR…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com