Kefir

Kefir ou Quefir Como Cuidar da Maneira Certa

Kefir ou Quefir Como Cuidar da Maneira Certa
O kefir vem sendo procurada cada dia mais por seus inúmeros benefícios a saúde, ele é uma bactéria probiótica que ajuda e muito na nossa flora intestinal. Mas pouco sabem como cuidar do queifir, e cuidar de kefir é muito fácil bem mais do que parece, tem que ter sempre cuidado e carinho para não deixar que seu kefir morra. Hoje vou ensinar como cultivar kefir e como cuidar do kefir de leite e quefir de água . Kefir ou Quefir Como Cuidar da Maneira Certa

Kefir ou Quefir Como Cuidar da Maneira Certa

Existem 2 tipos de kefir, o de leite e o de água os cuidados são diferentes mas nada difícil, vou explicar o passo a passo para vocês de como cuidar de seu kefir sem estragar ou deixar morrer.

COMO CUIDAR DO KEFIR DE LEITE
Prepare o kefir como já de costume, sempre colocar em pote de vidro, cubra com um pano limpo de algodão fino, coloque elástico para não sair o pano. O pano vai evitar que moscas coloquem ovos ou formigas contaminem seu kefir. Separe alguns equipamentos somente para mexer com o seu kefir, sempre colher plastico, mantenha o pano sempre limpo, potes sempre de vidro e higienizado com sabão neutro. Nunca use metal.

Se você utiliza seu kefir constantemente, ele vai juntar uma gosminha, isso significa que os micro-organismo que compõem o kefir estão se multiplicando muito mais do que o necessário. Então lembre-se de lavar os grãos no minimo uma vez por semana.

Pode ser usado tanto o leite integral como o desnatado para o cultivo do kefir. É muito importante que o leite seja trocado semanalmente.

Caso você tenha que viajar por um longo tempo ou queira dar um tempo do kefir, retire seu iogurte do kefir, coloque em um recipiente de plastico pequeno e com tampa. Agora é só congelar.

COMO CUIDAR DO KEFIR DE ÁGUA
Esse é o menos procurado mais na minha opinião é muito bom, aqui em casa eu utilizo para fazer refrigerante caseiro, o processo de fermentação produz borbulhas e torna a água naturalmente gaseificada, fazendo com que possamos colocar diferentes sabores de frutas para fazer um refrigerante saudável. O kefir de água ajuda melhorando o sistema imunológico, regulando o intestino e fornecendo mais disposição a quem o consome.

Não uze objetos de metal para cuidar de seu kefir, nem colher muito menos peneira. O metal cria um campo elétrico que pode alterar o pH da bebida.

Para o cultivo sempre use água mineral, pois os produtos químicos adicionados à água da torneira, como o cloro e flúor, são danosos aos microrganismos que compõem o kefir.

Para o cultivar o kefir e haver uma fermentação use sempre açúcar mascavo, deve-se evitar o açúcar branco refinado sempre.

Não guarde seu kefir dentro da geladeira, sempre deixe em locais escuros, como dentro de um armário, ou um cantinho de sua cozinha.



COMO CONGELAR O KEFIR

Está querendo dar um tempo de seu kefir ou vai viajar e quer saber como conserva-lo sem estragar? É muito fácil.

Retire todo o leite ou água já fermentado de seu kefir, passando por uma peneira limpa.

Depois é só colocar dentro de um recipiente de plastico muito bem higienizado e com tampa. De preferencia coloque dentro de um recipiente pequeno. Leve para o congelador e não mexa até que desejar descongela-lo para o descongelamento, basta deixar descongelar em temperatura ambiente sem tentar apressar seu descongelamento.

Depois é só despejar o leite ou água sobre seu kefir, troque a cada 12 horas até que seu kefir volte a fermentar.

Veja Também: COMO CULTIVAR KEFIR
Veja Também: QUEIJO DE KEFIR

 


free website hit counter

2 Comments

  1. Está meio frio e não crescem muito
    Será que morreu?
    Kefir de água
    Tem cheiro azedinho de yogurte
    Solta bolinhas de ar do fundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com