Fitness

O Que é Melatonina? Como Tomar e os Efeitos Colaterais

O Que é Melatonina? Como Tomar e os Efeitos Colaterais
Ultimamente anda se falando muito sobre a tal da melatonina, mas o que é melatonina? A melatonina nada mais é, do que um hormônio produzido pelo nosso corpo naturalmente durante a noite, uma de suas principais funções é a indução do sono. A melatonina já está sendo fabricada como medicamento, geralmente é feita sinteticamente em laboratório. Ela já está disponível comumente em forma de pílula, mas você também pode encontra-la em formas que podem ser colocadas na bochecha ou sob a língua. Isso permite que a melatonina seja absorvida rapidamente. Algumas pessoas usam a melatonina para ajustar seu ciclo do sono, acabar com insonias e dormir melhor. Mas como tomar melatonina, quais os efeitos colaterais da melatonina e onde encontra. Confira todas essas respostas agora! O Que é Melatonina? Como Tomar, Efeitos Colaterais e Riscos

Veja Também: O QUE É DIETA FLEXÍVEL

O QUE É MELATONINA
O Que é Melatonina? Como Tomar e os Efeitos Colaterais
A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal. Essa glândula é do tamanho de uma ervilha, e fica localizada logo acima do meio do cérebro. Ele ajuda o seu corpo a identificar quando é hora de dormir e acordar.

Normalmente, nosso corpo produz maior quantidade de melatonina no período da noite. Os níveis de melatonina normalmente começam a elevar à noite quando o sol se põe. Eles caem de manhã quando o sol nasce. A quantidade de luz que recebemos a cada dia define o quanto seu corpo produz.

Algumas pessoas apresentam deficiências na produção desse hormônio e por isso acabam tendo muita dificuldade para adormecerem. Noites mal dormidas podem afetar o metabolismo, aumentar os níveis de estresse e arruinar a qualidade de vida.

Por isso algumas pessoas optaram por consumirem a melatonina. Ele é usado para ajustar os ciclos do sono, cujas pessoas tenham mudanças diárias no horário de trabalho (transtorno do turno de trabalho) e para ajudar os cegos a estabelecer um ciclo diurno e noturno, também é usado para tratar ou prevenir o jet lag que é o sentimento cansado e degradado que algumas pessoas sentem quando estão viajando através dos fusos horários.

Hoje podemos encontrar suplementos de melatonina. Eles vêm em comprimidos, líquidos e mastigáveis. Você pode encontrá-los em formas naturais ou sintéticas. As formas naturais são feitas da glândula pineal em animais. Alguns médicos também estão pesquisando e estudando para ver se a melatonina pode ajudar com outros problemas.

COMO TOMAR MELATONINA?

Todo ser humano reage de uma maneira diferente a medicamentos e suplementos, então a melatonina pode ou não funcionar para você.
Alguns estudos relatam que isso poderia ajudar com o jet lag e alguns problemas do sono. Outras pesquisas mostram que a melatonina pode deixar algumas pessoas com insônia adormecerem um pouco mais rápido e dormirem melhor.

Lembrando que: A melatonina não promove o sono, somente melhora a sua qualidade.
Para tomar a melatonina, tudo vai depender da indicação do seu médico. No entanto, normalmente, é ingerido 1 cápsula da melatonina por cerca de 30 minutos antes de dormir.
As doses podem variar de 1mg a 5mg de acordo com cada pessoa. Normalmente, o tratamento se inicia com doses baixas e ira aumentando gradativamente, conforme sua necessidade.

EFEITOS COLATERAIS MELATONINA?

O Que é Melatonina? Como Tomar e os Efeitos Colaterais
A melatonina é POSSIVELMENTE SEGURA quando tomada de forma adequada, a um longo prazo. Ela tem sido usada com segurança por até 2 anos em algumas pessoas. Porem, pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo dor de cabeça, tontura, desconforto no estômago, sensação de depressão a curto prazo, sonolência diurna, tontura, ansiedade, cólicas estomacais, um sentimento de “cabeça pesada”e irritabilidade. Não é aconselhável dirigir ou fazer qualquer outro exercícios que exija sua atenção durante quatro a cinco horas após tomar a melatonina.

Quem não deve tomar: Crianças, pessoas com diabetes, com depressão, distúrbios hemorrágicos, receptores de transplante, com distúrbios convulsivos e pessoas com a pressão arterial elevada.

ONDE ENCONTRA A MELATONINA?

Aqui no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitário) ainda não concordou que a melatonina seja uma substância segura. Porem, a comercialização dela é legalizada em algumas farmácias de manipulação.

Ainda sim a melatonina é um tanto segura, mas para obtenção da substância em território nacional, será necessário uma receita médica. Só assim é possível IMPORTAR a melatonina de forma segura. Você terá que desembolsar cerca de 120 a 200 reais para comprar esta substancia.

AVISO IMPORTANTE:
Todo o conteúdo em nosso blog é puramente INFORMACIONAL e não prescricional!. Sempre procure um bom médico/especialista ANTES de experimentar qualquer estratégia de saúde!

Veja Também: KOMBUCHA O CHÁ MILAGROSO

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com