[adinserter block=”1″]
Farinhas Para Diabéticos
O que é o índice glicêmico?
A melhor maneira de explicar o índice glicêmico (IG) é falando sobre o que acontece depois que alguém consome uma bebida rica em açúcar. Essa bebida não contém fibras e uma quantidade muito alta de glicose. É por ser liquido, absorve rapidamente em sua corrente sanguínea. Consequentemente, também aumenta o açúcar no sangue rapidamente.
Já por outro lado, comer uma refeição rica em fibras, com muitos legumes e grãos integrais manterá seu açúcar no sangue estável, baseado em quanto tempo leva para decompor os alimentos em açúcar no sangue. Nosso sistema digestivo leva muito mais tempo para digerir um pedaço de pão integral do que um pão branco.
Resumindo: O IG classifica os alimentos que contêm carboidratos de 0 a 100. Dependendo da rapidez com que aumentará, o açúcar no sangue terá importância em relação ao índice glicêmico dos alimentos.
1 -Farinhas Para Diabéticos: Farinha de Aveia
A aveia é naturalmente isenta de glúten, porém aqui no Brasil a maioria que encontramos nos mercados contém restos de glúten. A aveia é uma opção mais barata, gostosa e muito popular.
A aveia é um grão integral, você terá cerca de 34 carboidratos em mais o menos meia xícara. Sendo aproximadamente 30 carboidratos líquidos e um baixo IG de 44, por isso a aveia é uma escolha boa e saudável para os diabéticos.
Uma ótima opção saudável para a produção de biscoitos, pães, panquecas e waffles e tortas.
2 – Farinhas Para Diabéticos: Farinha de Amêndoas
A farinha de amêndoas é uma ótima escolha para quem segue uma dieta livre de glúten, ou uma dieta de baixo em carboidratos, como a low carb ou diet. Ela é rica em proteínas como e gorduras boas.
Ela pode ser usada como um substituto para a produção de produtos de panificação sem fermento, substitua até 1/4 da farinha por farinha de amêndoa.
Cerca de 1/4 de xícara de farinha de amêndoa contém 170 calorias, 5 gramas de carboidrato e 3 gramas de fibra.
3 – Farinhas Para Diabéticos: Farinha de Nozes
A farinha de nozes é rica em proteína, aminoácidos, ômega-3 e vitaminas. Contém muita fibra vegetal e gordura saudável. Ela ajuda-o a controlar o seu nível de açúcar no sangue e mantém satisfeito até à próxima refeição.
A farinha de nozes é a escolha mais saudável, com apenas 4 de carboidratos totais e 2 carboidratos de líquidos, as nozes têm um índice glicêmico de zero.
Outros tipos de nozes:
Macadâmia
Pistache
Avelãs
Nozes
Amendoim
4 – Farinhas Para Diabéticos: Farinha de Linhaça
Não há carboidratos na semente de linhaça, portanto, não tem um índice glicêmico e não vai aumentar o açúcar no sangue.
COMO FAZER FARINHA DE LINHAÇA: Veja aqui
45
5 – Farinhas Para Diabéticos: Farinha de Coco
Quase zero de carboidratos. Uma opção sem glúten, e uma ótima maneira de adicionar proteínas e fibras às suas receitas favoritas.
COMO FAZER FARINHA DE COCO: Veja aqui
6 – Farinhas Para Diabéticos: Farinha de Grão de Bico
A farinha de grão de bico é uma alternativa deliciosa para engrossar caldos, sopas, fazer massas crocantes e sequinhas. Mas tome cuidado, a farinha de grão de bico mesmo sendo rica em proteína, contem um nível mais elevado de carboidratos comparado as farinhas anteriores.
7 – Farinhas Para Diabéticos: Farinha de Trigo Integral
A f arinha de trigo integral, por ser integral é fica em fibras, uma alternativa mais saudável e fornece toda a proteína com aminoácidos completos que você precisa.
Mas tenha em mente que se sua receita for 100% integral, sua receita, o sabor e a textura iram ficar com uma textura mais densa e mais consistente do que a farinha de trigo.
OUTRAS FARINHAS PARA DIABÉTICOS
Farinha de Berinjela
Farinha de Maracujá
Farinha de Quinoa
Farinha de Sorgo
FARINHAS QUE NÃO SÃO DIET
Farinha de Trigo
Farinha de Arroz
Amido de Milho
Fubá
Farinha de Mandioca
Farinha de Centeio
Farinha de Rosca
Polvilho Doce, Azedo e Tapioca
BOLO INTEGRAL DIET
Vou deixar duas receitinhas bônus, essa e mais uma aqui em baixo. Super delicia! VEJA A RECEITA
Veja Também: PÃO DE LÓ DIET
Gostei, bastante sobre as farinhas para diabético foi bem esclarecedora. Obrigada.