Dietas e Desafios

O que é Dieta Flexível? O Guia Completo!

 

O que é Dieta Flexível? O Guia Completo!
Vou explicar e quebrar todos os mitos sobre dieta flexível, o manual completo de como funciona e como fazer. Depois de muitas dietas malucas, conheci a dieta flexível, comecei a seguir algumas pessoas que praticam esse estilo de vida e fui pesquisar saber o que é Dieta Flexível. Comecei a fazer e meu corpo reagiu super bem, não teve efeito plato. A dieta flexível é a dieta que esculpi seu corpo, faça e depois me diga o que é a dieta flexível para você. É simples você só tem que decidir sua meta, se é emagrecer, engordar, manter ou criar muculos, depois viva os macronutrientes. O melhor de tudo é que eu aprendi que não devo ter medo do alimento, posso comer sem medo, aprendi a ter equilíbrio e parei de ter decepções. Pra mim Dieta Flexível significa viver feliz e comer bem. O que é Dieta Flexível? O Guia Completo!

O que é Dieta Flexível? O Guia Completo!

O QUE SIGNIFICA DIETA FLEXIVEL?
Dieta flexível ou IIFYM (If It Fits your Macros) basicamente é a contagem de macro nutrientes durante o dia, para que você atinja seu objetivo de composição corporal seja emagrecer, engordar ou criar muculos. Ao invés de contarmos apenas as calorias (Ex: 2000kcal por dia) contamos os macros, a dieta flexível segue uma crença de que não existe comida milagrosa nem alimento emagrecedor para perda ou ganha de peso e sim comida “BOA” e comida “RUIM” sempre en relação aos macros.

O QUE SÃO MACROS NUTRIENTES?

Proteína, Carboidrato e Gorduras

Contagem:
• 1 Grama de Proteína = 4 calorias
• 1 Grama de Carboidratos = 4 calorias
• 1 Grama de Gordura = 9 calorias

COMO SEI O QUE POSSO E NÃO POSSO COMER?
Primeiro ache sua taxa metabólica basal (quanto você gasta apenas por existir) quanto você gasta de calorias parada e se fizer algum treino calcule sua taxa de GET (Gasto energético total) quanto você gasta nos treinos. Ex: Você gasta 1400 calorias parada sem fazer nada, então você tem que comer menos de 1400 calorias para emagrecer, 1400 calorias para manter ou mais de 1400 calorias para engordar. Agora se houver treino some as calorias gastas ao dia, e faça o mesmo esquema.

PODE FAZER LOW CARB, DUKAN, CETOGÊNICA etc.. NA FLEXÍVEL?
Sim, é só encaixar nos macros. Na flexível o que importa são bater os macros.

PODE COMER DE TUDO NA DIETA FLEXVEL?
Sim e Não. Resumindo, seu corpo não liga para o que você come, ele não tem nenhum sistema para que quando a comida chegue ele leia e fale isso é “bom” isso é “ruim”. Ele apenas vai digerir, ai vai do alimento ser de fácil ou de lenta digestão.
Então com tanto que você atinja seus macros diários para atingir seus objetivos tudo bem.

MAS COMO CALCULAR MEUS MACROS?
Os macronutrientes podem ser calculados por profissionais da área, devem ser seguidas recomendações e prescritas individual mentes, respeitando os pilares da nutrição humana e individualidade biológica.

EU NÃO POSSO PAGAR POR UM PROFISSIONAL O QUE FAÇO?
Existem alguns site que pedem algumas informações assim conseguindo chegar a um valor aproximado das calorias que você deve ingerir ao dia. Já para calcular os macros é bem mais complicado do que parece envolve muita matemática.
Então se pretende seguir cozinham, leia um pouco sobre o que os carbóis, a proteínas e a gordura faz no seu corpo, depois veja qual a quantidade de caloria você pode ingerir aproximadamente, crie metas para seus macros diários, depois é comer aquelas quantidades todos os dias e vê como seu corpo reage. Existem alguns aplicativos que nos dão essa liberdade de mudar os macros, e colocar todos os alimentos consumidos para que você possa ter um controle maior e não sair da meta.

MAS AMANDA DEVO CORTAR O CARBOIDRATO OU NÃO?
1° – PARE de ter MEDO do CARBOIDRATO!
2° – Pare de ter MEDO da COMIDA! Nada engorda e nada emagrece, você pode comer pizza o dia inteiro e engordar, você pode comer pizza o dia inteiro e emagrecer tudo vai depender da sua ingestão de calorias diárias, tem sempre que estar dentro da contagem dos macros. Lembrando que se você não treina com certeza será menor, se você treina com certeza será bem maior.

ENTENDA MELHOR:
Se você estiver em deficit (Ingere menos calorias do que gasta) vai emagrecer, se você está em superávit (Ingere mais calorias do que gasta) vai engordar. Então se chegar quase no fim do dia e você ainda estiver em déficit calórico você poderá comer uma pizza, claro se couber dentro dos seus macros, ai ficara Ok! Mas claro isso não significa que você vai poder sair comendo só porcarias todos os dias.

Eu opto sempre por 90% em calorias boas comendo COMIDA LIMPA (Comida de Verdade), claro que um dia da semana eu acabo saindo e essa porcentagem muda, mas se estiver dentro dos meus macros nao tem problema.

ENTÃO NA DIETA FLEXÍVEL EU POSSO COMER DE TUDO?
Fazer Dieta Flexível não é desculpa para jacar todos os dias, você pode como o que quiser dês de que tenha controle, limites e respeite suas metas diárias. Pensei da seguinte maneira ” hoje eu posso comer 2 pedaços de pizza poque vão encaixar nos meus macros diários.” assim mesmo tendo 8 pedaços você pode comer apenas 2. Se você pensar assim, que pode e tem uma infinita variedade de alimentos par comer você terá MAIS CONTROLE sobre sua fome.

DIETA FLEXÍVEL TEM RESTRIÇÕES?
Não! Você tem limite e tem que ter respeito com seu corpo.
RESTRIÇÃO GERA COMPULSÃO, e você não precisa deixar de comer NADA, até porque uma dieta com restrição não é uma coisa sustentável, é uma coisa que você segue por um tempo e depois não aguenta mais, se decepciona e se revolta engordando novamente.
Não exclua tudo de uma vez, retire aos poucos, coma quando der vontade com o tempo essa vontade irá diminuir e pode ser até que acabe. Pra que se restringir? Coma o que se tem vontade te vez em quando, isso vai te dar equilíbrio, controle e paz.
Resumindo: DIETA FLEXÍVEL não significa comer porcaria mas sim poder encaixar algo diferenciado ao seu dia conforme seus macros diários. EX: Se hoje você quer comer uma pizza, modere durante o dia deixando esse espaço para a noite.

Veja Também: COMO FAZER JEJUM INTERMITENTE

Veja Também: DESAFIO 30 DIAS PARA SECAR

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Cliquem AQUI para ver mais.


free website hit counter

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com