receita de Fermento Natural
Se você gosta de fazer pão caseiro, vai adorar essa receita, este fermento natural também é muito conhecido na Itália como pasta madre, e na França como levain, já aqui no Brasil ele recebe outros nomes além de levain, mas chamam até de “Pão de Cristo”. Receita de Fermento Natural.[adinserter block=”1″]
Esse fermento lhe trará varias vantagens como melhor digestão, melhor absorção de ingredientes, a validade depois de assado é bem maior que o normal, auxilia as pessoas que sofrem de incontinência a lactose e ajuda a equilibrar a flora intestinal, isso é ótimo não é mesmo. Então hoje a receita não vai ser tão convencional como as outras, hoje eu vou ensinar como fazer fermento natural, essa receita é integral e totalmente orgânico, mas antes veja as diferenças entre o fermento caseiro e o fermento do super mercado:
O fermento industrializado do mercado ou também fermento biológico tem uma levedura que é a mesma usada na fabricação da cerveja e do álcool. A ação resultante desta levedura é gás carbônico e álcool já o o fermento caseiro ou fermento natural usa micro-organismos presentes no ar e na farinha, que também pode ser encontrados em frutas, plantas e grãos somados a um lactobacilo. O resultando não se compara quando usamos outro tipo de fermento, muito saboroso. Sobre o tempo de preparo pode levar até 10 dias para ficar pronto, mas se o clima estiver quente será bem mais rápido.
Siga algumas regras:
Usar sempre um recipiente de vidro, deixe descansar em um lugar que não fique vibrando ou que haja sol. Nunca usei água da torneira, ela tem cloro e pode acabar matando os bichinhos.
Para fazer essa receita de fermento natural você precisa seguir 5 etapas.
PARTE 1
Ingredientes: 3 e 1/2 colheres de farinha de trigo integral orgânica, 1/4 de xícara de suco de abacaxi orgânico com pouca água (sem peneirar)
Coloque os ingredientes dentro de uma vasilha, misture tudo e cubra com papel plástico, depois faça vários furinhos, deixe descansar por 48 horas ou até que comece a criar bolhas de ar. Procure mexer de 3 em 3 horas e cubra novamente.
PARTE 2
Ingredientes: 3 e 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo integral orgânica, 2 colheres de sopa de água.
Misture e cubra com um novo papel plástico, faça alguns furinhos e aguarde entre 24 e 36 horas até a nova fermentação.
PARTE 3
Ingredientes: 2 colheres de sopa de água, 7 colheres de sopa de farinha de trigo integral orgânica.
Misture tudo novamente e cubra com um novo papel plástico com os furinhos. A fase 3 está pronta quando a massa tiver dobrado de tamanho, pode levar até 36 horas. Mexa 3 vezes por dia.
PARTE 4
Ingredientes: 2 colheres de sopa de água, 10 e 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo integral orgânica.
Retire meia xícara da massa já produzida, o resto da massa você pode dar para alguém para fazer fermento ou jogue fora. A massa ficara mais firme, se ficar seca demais adicione mais um pouco de água. Aguarde até dobrar de tamanho, pode levar de 24 à 48 horas.
( foi jogado fora uma parte da massa porque temos que diminuir a parte de micro-organismos para criar uma geração mais forte, portanto para este efeito diminuímos a família e aumentamos o alimento.)
PARTE 5
Ingredientes: 2 e 3/4 colheres de sopa de farinha de trigo integral orgânica, 1 xícara de água.
Retire novamente metade da massa e adicione os ingredientes, faça uma bola e espere até dobrar de tamanho.Quando a massa dobra de tamanho significa que a fermentação deu certo e o fermento natural para pães está pronto. Demora mais fica perfeito, agora basta retirar o ar, fazer uma bola e guardá-la na geladeira.
CULTIVE-O
O fermento natural deve ser cultivado com amor e paciência, alimente-o uma vez por semana é só colocar 3 partes de farinha de trigo integral orgânica, 3 partes de água , misture bem, depois é só esperar secar e voltar para geladeira.
DUVIDAS:
QUANTO DE FERMENTO DEVO USAR NOS PÃES?
Retire o fermento da geladeira, separe duas colheres de sopa do fermento em outro recipiente, coloque 5 colheres de sopa de farinha e adicione água até deixar a textura como de um purê mais mole. Aguarde crescer e use, isto vai aumentar a força do fermento, não se esqueça de alimentar a parte da onde tirou o fermento, assim você sempre terá.
Veja Também: Receita de Cream Cheese Caseiro Cremoso
Veja Também: Como Fazer Geleias de Frutas Caseira
[adinserter block=”6″]
essa massa pode ser utilizada para , culinaria italiana tipo ravioli….lasanhas…rondelli ….etc
ou precisa ser modificada
responda por favor
Apenas na panificação de pães, roscas etc…