Fitness

Receita de Fermento Natural

Receita de Fermento Natural Para Pão
Se você gosta de fazer pão caseiro, vai adorar essa receita, este fermento natural também é muito conhecido na Itália como pasta madre, e na França como levain, já aqui no Brasil ele recebe outros nomes além de levain, mas chamam até de “Pão de Cristo”. Receita de Fermento Natural

Esse fermento lhe trará varias vantagens como melhor digestão, melhor absorção de ingredientes, a validade depois de assado é bem maior que o normal, auxilia as pessoas que sofrem de incontinência a lactose e ajuda a equilibrar a flora intestinal, isso é ótimo não é mesmo. Então hoje a receita não vai ser tão convencional como as outras, hoje eu vou ensinar como fazer fermento natural, essa receita é integral e totalmente orgânico, mas antes veja as diferenças entre o fermento caseiro e o fermento do super mercado:
O fermento industrializado do mercado ou também fermento biológico tem uma levedura que é a mesma usada na fabricação da cerveja e do álcool. A ação resultante desta levedura é gás carbônico e álcool já o o fermento caseiro ou fermento natural usa micro-organismos presentes no ar e na farinha, que também pode ser encontrados em frutas, plantas e grãos somados a um lactobacilo. O resultando não se compara quando usamos outro tipo de fermento, muito saboroso. Sobre o tempo de preparo pode levar até 10 dias para ficar pronto, mas se o clima estiver quente será bem mais rápido.

Siga algumas regras:

Usar sempre um recipiente de vidro, deixe descansar em um lugar que não fique vibrando ou que haja sol. Nunca usei água da torneira, ela tem cloro e pode acabar matando os bichinhos.

Para fazer essa receita de fermento natural você precisa seguir 5 etapas.

PARTE 1
Ingredientes: 3 e 1/2 colheres de farinha de trigo integral orgânica, 1/4 de xícara de suco de abacaxi orgânico com pouca água (sem peneirar peneire)
Coloque os ingredientes dentro de uma vasilha, misture tudo e cubra com papel plástico, depois faça vários furinhos, deixe descansar por 48 horas ou até que comece a criar bolhas de ar. Procure mexer de 3 em 3 horas e cubra novamente.

PARTE 2
Ingredientes: 3 e 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo integral orgânica, 2 colheres de sopa de água.
Misture e cubra com um novo papel plástico, faça alguns furinhos e aguarde entre 24 e 36 horas até a nova fermentação.

PARTE 3
Ingredientes: 2 colheres de sopa de água, 7 colheres de sopa de farinha de trigo integral orgânica.
Misture tudo novamente e cubra com um novo papel plástico com os furinhos. A fase 3 está pronta quando a massa tiver dobrado de tamanho, pode levar até 36 horas. Mexa 3 vezes por dia.

PARTE 4
Ingredientes: 2 colheres de sopa de água, 10 e 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo integral orgânica.
Retire meia xícara da massa já produzida, o resto da massa você pode dar para alguém para fazer fermento ou jogue fora. A massa ficara mais firme, se ficar seca demais adicione mais um pouco de água. Aguarde até dobrar de tamanho, pode levar de 24 à 48 horas.
( foi jogado fora uma parte da massa porque temos que diminuir a parte de micro-organismos para criar uma geração mais forte, portanto para este efeito diminuímos a família e aumentamos o alimento.)

PARTE 5
Ingredientes: 2 e 3/4 colheres de sopa de farinha de trigo integral orgânica, 1 xícara de água.
Retire novamente metade da massa e adicione os ingredientes, faça uma bola e espere até dobrar de tamanho.Quando a massa dobra de tamanho significa que a fermentação deu certo e o fermento natural para pães está pronto. Demora mais fica perfeito, agora basta retirar o ar, fazer uma bola e guardá-la na geladeira.

CULTIVE-O
O fermento natural deve ser cultivado com amor e paciência, alimente-o uma vez por semana é só colocar 3 partes de farinha de trigo integral orgânica, 3 partes de água , misture bem, depois é só esperar secar e voltar para geladeira.

DUVIDAS:

QUANTO DE FERMENTO DEVO USAR NOS PÃES?
Retire o fermento da geladeira, separe duas colheres de sopa do fermento em outro recipiente, coloque 5 colheres de sopa de farinha e adicione água até deixar a textura como de um purê mais mole. Aguarde crescer e use, isto vai aumentar a força do fermento, não se esqueça de alimentar a parte da onde tirou o fermento, assim você sempre terá.

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Cliquem AQUI para ver mais.


free website hit counter

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com