Informação Geral
Preparação | 15 minutos |
Serve | 4 porções |
Sugestão | Entrada |
Cozinha | Brasileira |
Dificuldade | Fácil |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Informação Nutricional
Porção de 150 g
Calorias | 50 kcal |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Receita de Salada de Jiló
Você já deve ter ouvido essa frase: o simples funciona! Essa salada de Jiló é exatamente isso! O simples que funciona e vicia, rs. Originário da Ásia e do Oriente Médio, o jiló encontrou seu lar nas terras brasileiras durante o período colonial, tornando-se um ingrediente presente em várias regiões do país. Esta humilde hortaliça, muitas vezes negligenciada, revela-se uma estrela em potencial quando preparada de maneira cuidadosa e criativa.
Jiló é algo que já está presente na minha vida desde a infância, confesso que nem sempre fui fã, mas vocês irão concordar. Paladar de criança, e adolesceste é bem chatinho, rs. Com o passar dos anos fui aprendendo a gostar, e não foi por me forçar, e sim porque eu realmente passei a gostar de jiló.
Certo dia fui almoçar na casa dos meus tios no Mato Grosso do Sul , e minha tia havia feito salada de jiló. Aquele sabor azedinho do limão, com a cebola, e um toque de orégano ficou incrível. Lembrar me da água na boca.
Desde a crocância do jiló cru, fatiado finamente e temperado com limão e azeite, até a suavidade do jiló cozido no vapor, harmonizado com ervas frescas e especiarias, cada mordida é uma sensação maravilhosa.
Descubra nessa receita de Salada de Jiló que essa mistura de vegetais pode se tornar uma celebração de diversidade em ingredientes naturais rico em sabores. Com criatividade e simplicidade, é possível transformar o jiló em uma obra-prima culinária, conquistando até os paladares mais exigentes.
Salada de Jiló Crua
Fatiadinho, com bastante limão, fica incrivel essa salada de jiló!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Lave bem os jilós e corte-os em rodelas finas. Reserve. Se desejar retirar o amargor, deixe dentro de um recipiente com 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, desidratando por 15 minutos.
- Em uma tigela grande, misture as rodelas de jiló com a cebola roxa, o tomate previamente lavado e fatiado ao meio, o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino.
- Deixe a salada descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
- Ao servir, decore com folhas de hortelã fresca e salpique orégano para um toque final refrescante.
Salada de Jiló Cozido
Essa opção é para quem prefere comer ingredientes mais macios!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Lave bem os jilós e corte-os em quatro partes.
- Cozinhe os jilós no vapor por cerca de 5 minutos, até que fiquem macios, mas ainda crocantes. Ou Cozinhe inteiros em água fervente até ficarem al dentes.
- Retire os jilós do vapor e deixe esfriar por alguns minutos. Você pode agilizar colocando dentro de uma vasilha com gelo.
- Em uma tigela, misture os jilós cozidos, a cebola previamente fatiada em fatias finas, adicione o azeite de oliva, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino.
- Deixe a salada descansar dentro da geladeira por cerca de 15 minutos antes de servir.
- Ao servir, adicione a salsinha picada para um toque final.
Outras informações
Posso consumir a salada de jiló cru imediatamente?
Sim, a salada de jiló cru pode ser consumida imediatamente após o preparo, mas deixá-la descansar na geladeira por alguns minutos irá realçar os sabores.
Acompanhamentos Recomendados:
Peixe grelhado
Frango assado
Arroz branco
Pão sírio ou torradas integrais
Sugestão de Cardápio
Sirva a Salada de Jiló com: