Receita de Bolo de Inhame Cozido
Lanche, Brasileira
Mais uma receita de bolo para adoçar o seu dia! Hoje você irá aprender como fazer bolo de inhame cozido, super fofinho, cheiroso e levinho para comer sem culpa. Todo mundo que comeu o meu bolo de inhame cozido aqui em casa, simplesmente amou. A receita foi uma adaptação da receita de bolo de batata-doce. Tenho muito orgulho de dizer que essa receita é MINHA! Pode ser que ela já exista por aí, mas nunca nem vi! hahaha Um bolo de inhame cozido funcional, sem lactose, sem glúten e saudável. Você sabia que o inhame faz um bem danado pra saúde e melhor ainda, o inhame tem muita versatilidade. Além de fazer o bolo de inhame cozido, você pode fazer brigadeiro fit, mousse de inhame light, salgados e até suco de inhame. Ele não tem um gosto residual forte e você coloca o que você quiser para dar sabor. Se fizer com inhame puro, sem adição de cacau ou outro sabor, ele lembrará um bolo branco, daqueles caseiros, mais próximo do bolo de coco pela sensação que o inhame dá após ser batido no liquidificador, e o gostinho da farinha que utilizará ajudará bastante. Você pode fazer o bolo de inhame cozido usando cacau em pó sem açúcar! Mesclado: usando cacau em pó para a metade da massa. Com coco ralado, gengibre ou canela. De qualquer maneira, seu bolo de inhame cozido ficará delicioso. Uma receita fácil, rápida e que pode ser congelada para comer quando quiser. Um bolo fit, cremoso e muito saboroso para impressionar o maridão. Bolo de Inhame Cozido.[adinserter block=”1″]
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1/2 xícara de farinha de arroz integral
- 1/2 xícara de aveia sem glúten em flocos finos
- 1/2 xícara de polvilho doce
- 1/2 xícara de óleo de sua preferencia
- 100 ml de leite de coco
- 3/4 xícara de adoçante xylitol (ou açúcar mascavo)
- 1 xícara de inhame cozido e amassado (100 gramas)
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã opcional
- Canela em pó opcional
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Modo de Preparo:
- No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o leite de coco, a batata doce cozida, o vinagre de maça e o adoçante. O adoçante pode ser substituído por algum açúcar de sua preferencia, se preferir mais doce, adicione 1 xícara. O vinagre é opcional, mas é ele quem ajudará o seu bolo ficar mais fofinho. O inhame também pode ser batido cru e ralado.
- Adicione as farinhas aos poucos, sempre batendo. Se por um acaso o seu liquidificador não conseguir bater essa massa, transfira o liquido para um bowl, adicione as farinhas e misture com a ajuda de uma espátula. Bata até que a massa fique bem cremosa e homogenia. A farinha de arroz pode ser substituída por farinha de sorgo ou farinha integral. O polvilho doce pode ser subsistido por farinha de araruta ou de fécula de batata. E o flocos de aveia sem glúten, pode ser substituição por farelo de aveia comum.
- Agora acrescente o fermento e misture suavemente com uma espátula.
- Unte uma forma de sua preferencia, enfarinhe e despeje a massa.
- Leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 35 min a 180° graus. Ou asse até que fique bem coradinho. O tempo pode variar de forno para forno, então fique de olho e faça o teste do palito.
- Desligue o forno, espere 10 minutos e desenforme.
- Agora é só servir com uma calda de sua preferencia, ou sirva com manteiga.
- Obs: Esse bolo dura até 2 dias fora da geladeira, se sua cidade for muito quente, o bolo pode durar apenas um dia fora da geladeira. Já dentro da geladeira ele dura por até 5 dias.
Veja Também: Brigadeiro de Inhame
Veja Também: Danoninho de Inhame
[adinserter block=”6″]