Kefir

Como Cuidar do Kefir de Água

Como Cuidar do Kefir de Água
Muitos tem duvidas sobre como cultivar o kefir de água também conhecido como Tibico, é muto fácil e barato é preciso apenas de água e açúcar. Além de ser uma delicia o Quefir de água trás muitos benefícios há saúde, dá para se fazer varias receitas com o kefir de água, como refrigerante saudável, substituições em receitas, chás e outros. Hoje eu vou ensinar apenas como cultivar o kefir de água, pode-se cultivar também em água de coco ou no leite vegetal mas esse é um assunto para outro post, rs. É só seguir lendo o artigo e aprender de uma maneira muito fácil. Como Cuidar do Kefir de Água

 

Olá meus amores, vamos começar com a grande duvida.

Para que serve e quais os Beneficioso do Kefir de Agua?

O kefir de água é um probiótico do bem que ajuda a combater a Síndrome do intestino irritável, doenças relacionadas ao intestino, regular pressão sanguínea, ajuda no sistema imunológico, reduz o processo de envelhecimento. E outras centenas de benefícios!

Utensílios para cultivar o Kefir de Água:

1 pote de vidro (ou um recipiente de vidro), 1 pedaço de pano pequeno para tampar (pode ser papel toalha, ou qualquer outro pano furadinho para que o kefir possa respirar mas ao mesmo tempo nenhuma outra bactéria entre no pote), 1 colher de pau ou de plastico (não pode usar colher de metal pois oxida o kefir, 1 peneira de plastico. Sempre lavar todos os utensílios e esterilizar (é só lavar com água quente) antes de utilizar. Isso deve ser feito para não contaminar seu kefir.

Como Cultivar o Kefir de Água?

Para cada 1 colher de chá de grãos de kefir usa-se 250ml mais 1 colher cheia de açúcar mascavo. Para cada 1 colher de sopa de grão de kefir usa-de 500 ml de água mais 2 colheres de açúcar mascavo.

Coloque o açúcar no pote de vidro, despeje a água de preferencia morna, coloque o elástico para que o pano não saia, agora é só levar para fermentar dentro de um lugar escuro.

Você pode também optar por colocar os grãos dentro de um pode te vidro escuro ou pontado, assim não será preciso guarda-lo dentro de armarios ou etc… Nunca deixe seu kefir em lugares com luminosidade ou que peguem sol.

Quando estiver frio você optar por diminuir a quantidade de água, quando estiver calor você pode aumentar a quantidade de água. O frio retarda a fermentação e o calor acelera, esse também é o motivo de usar água morna e não gelada e nem quente.

Quais açúcar posso usar?

Você pode ur açúcar comun, demerara ou mascavo, o mais utilizado é o mascavo por ser mais saboroso e saudável.
Não pode-se usar mel, melado nem adoçante, os grãos se alimentam do açúcar!

Qual o tempo correto de fermentação?

O tempo é de no minimo 8 horas até 36 horas, isso é o que dizer a maioria das pessoas.
Eu jpa cheguei a deixar até 48 horas, apenas acrescentei 1 colher de sopa de açúcar após 24 horas.

E depois como consumir?

Depois de fermentado, basta colocar a peneira sobre uma vasilha ou jarra já limpa, despejar o liquido com os grãos dentro de paneira.
O liquido você pode tomar puro, fazer receitas, refrigerante entre outras coisa, já está pronto para consumir.
Esterilize o pote novamente, agora é só repetir o processo para que possa fermentar novamente.

Bom espero que tenham gostado.

Veja também: COMO SABER SE MEU KEFIR MORREU OU ESTÁ CONTAMINADO?  

Veja Também: COMO FAZER REFRIGERANTE DE KEFIR DE ÁGUA 


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com