Kefir

Kefir Ralo: Como Cuidar

Veja Também: COMO FAZER KEIFR PARA EMAGRECER 

Kefir Ralo: Como Cuidar!
Algumas pessoas vieram me perguntar se é normal o kefir ralo, na verdade é sim muito normal ainda mais no frio. Não se preocupe seu kefir não morreu, não contaminou e não estragou. Ele apenas esta com uma preguicinha de fermentar, ou até mesmo há muito leite para uma colonia muito pequena de grãos. Veja o que aconteceu com o seu kefir, se é normal o kefir ralo e como cuidar da maneira correta. Kefir Ralo: Como Cuidar

Kefir Ralo: Como Cuidar

Seu seu iogurte de kefir está ralo mesmo depois de 24 horas fermentando? Não se preocupe, ele não morreu!!! Existem três possibilidades para que o seu kefir tenha ficado ralo assim.

  • A primeira é que se na sua cidade o tempo mudou, se está frio. É super normal que o grãos de kefir fermentem mais lentamente, é como se eles ficassem com preguiça e fermentassem mais devagar. Para que isso se resolva, temos a opção de diminuir a quantidade de leite para 250 ml a cada 1 colher de sopa, ou levar o pote para fermentar em algum outro lugar mais quentinho (pode ser até dentro do forno desligado).
  • Agora se na sua cidade o tempo está quente e mesmo assim o seu kefir está ralo, a segunda possibilidade é que a quantidade de leite está muito maior para a quantidade de grãos. Para cada 500 ml de leite devemos colocar no máximo 1 colher de sopa de grãos de kefir de leite, se por acaso ele ainda continuar ralo, diminua a quantidade de leite para 400ml e deixe fermentar por até 24 horas.
  • A terceira e ultima possibilidade para o seu kefir estar ralo é o leite que está sendo utilizado para o seu cultivo. As vezes os grãos não se adaptam bem ao leite utilizado, tente mudar a marca do leite. Lembrando que os melhores leites para a fermentação do kefir são os leites integrais direto da vaca. Sempre que trocamos o leite do kefir, ele demora um pouco para se adaptar, então será normal que dentro de 15 dias ele ainda esteja meio ralo.

Como Fazer e Cuidar do Kefir de Leite

500 ml de leite
1 colher de sopa de grãos de kefir
1 pote de vidro
1 pano limpo
1 elastico

Esterilize todos os utensílios exceto o pano.
Coloque os grãos dentro do pote já limpo.
Adicione o leite, misture bem.
Cubra com um pano, leve para fermentar por no minimo 12 horas.
DICA: Quanto maior o tempo de fermentação menor será a quantidade de lactose no iogurte.
Depois de fermentado é só coar em uma peneira não metálica.
Voltar os grãos para o pote já esterilizado, e recomeçar todo o processo de fermentação.
Leve o liquido coado (iogurte) para a geladeira.
Sirva gelado, batido com frutas ou adicione em receitas.
DICA: O iogurte de kefir pode ser usado em qualquer receita, é só trocar o leite ou iogurte comum pelo iogurte de kefir.
OBS: Nunca use nada metálico para cultivar o kefir.

Veja Também: KEFIR GASES: CAUSAS E SINTOMAS 

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com