Kefir

Como Fazer Kefir com Leite

Como Fazer Kefir com Leite
Aprenda como fazer kefir com leite, faça seu próprio iogurte caseiro de kefir. O kefir não é apenas um iogurte mais barato de se fazer mas também é uma opção menos calórica e mais saudável para incluirmos a nossa alimentação e em nossa dieta. Você sabe qual o significado de Kefir? O significado já diz tudo ‘’sentir-se bem, vida saudável’’ esse é o termo mais adequado para o Kefir, que também é considerado um antidepressivo natural. Hoje não vou só falar como fazer kefir com leite, mas também vou dar dicas de como utiliza-lo, qual leite usar e quais cuidados devemos ter com o kefir. Como Fazer Kefir com Leite

Como Fazer Kefir com Leite

O que é leite Kefir?

O Kefir é um alimento fermentado bem parecido ao iogurte. A diferença entre eles é que o kefir é cultivado com o leite em temperatura ambiente (ele não precisa sr fervido) e seus benefícios probióticos são bem maiores comparados a o iogurte.

O kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes nos grãos de kefir. Esses grãos são formados por uma combinação de leveduras e bactérias benéficas ao nosso organismo

Os grãos de kefir não são grãos de verdade. Esses “grãos” são, na verdade, tem a aparência transparente ou meio esbranquiçadas, com uma textura gelatinosa, esses grãos abrigam as bactérias e leveduras que fermentam o kefir.

Como Fazer Kefir de Leite?

É muito simples e barato.
Adicione cerca de uma colher de sopa dos grãos de kefir junto a 500 ml de leite animal dentro de um pote de vidro esterilizado, cubra com um pano limpo e feche com um elástico.

Como Fazer Kefir com Leite

Leve pra fermentar em temperatura ambiente por cerca de 24 horas. Esse tempo é essencial para as bactérias e leveduras saudáveis ​​nos grãos de kefir fermentarem o leite, evitando que ele se estrague, transformando-o no probiótico kefir.
Depois de pronto, coe passando-o por uma peneira não metálica. Volte os grãos para o pote já esterilizado e repita o processo.

Quer saber como congelar os grãos para dar um tempo: COMO CONGELAR O KEFIR

O liquido coado estará grosso “bem cremoso” e um pouco azedo (o iogurte não fica doce pois os grãos se alimentam da lactose do leite, então ele se alimenta do açúcar ali presente).

Como Fazer Kefir com Leite

Coloque na geladeira e sirva geladinho.

Achou muito acído, então veja: COMO TIRAR A ACIDEZ DO KEFIR

Cuidados com o Kefir:

Evite SEMPRE deixar o seu kefir fermentando perto de fruteiras. As frutas – especialmente bananas – atraem a Drosophila, conhecida como “mosca da fruta”. Se não houver cuidados, o inseto invade o seu vidro e põe ali dentro seus ovos, contaminando totalmente o seu cultivo. Por isso, o kefir deve ser cultivado em um local fechado. E claro não se esqueça, se alguma mosquinha ou qualquer outro elemento seja até uma sujeirinhas entrar em contato com o kefir, o melhor a fazer será dispensar os grãos, pois as chances de contaminação são altíssimas!

Qual leite usar no kefir?
Os grãos de kefir funcionam melhor com leite animal integral, isto é, leite gordo inteiro de vacas, cabras e ovelhas. Mas também pode-se optar por cultivar o kefir com leite desnatado, semi desnatado, lembrando que seu iogurte não ficará com uma textura cremosa e nem com o mesmo sabor.

Se notar que seus grãos estão se comportando lentamente ou demorando mais e mais para fermentar o leite, coloque-os de volta em um pote de leite de vaca fresco para que eles voltem ao normal. Você também pode usar leite cru ou pasteurizado, mas evite o leite pasteurizado de temperatura ultra-alta (UHT).

DICA
1 – Não utilize leite quente.
2 – O leite gelado faz com que retarde a fermentação.
3 – Nunca utilize utensílios metálicos para o seu manuseio.

Como e onde usar o Kefir:

O leite ou “iogurte” fermentado de kefir pode ser consumido puro, batido com frutas, adicionados em vitaminas e outras bebidas.

Como Fazer Kefir com Leite

Também utilize em receitas assim como você usaria iogurte ou leite normal.

Veja algumas receitas: RECEITAS COM KEFIR DE LEITE

Beber kefir é seguro? O que pode dar errado?
O consumo do probiótico kefir de leite já existe há milhares de anos. As bactérias e leveduras presentes ​​nos grãos de kefir retêm qualquer bactéria insalubre ou estragadora que, de outra forma, se apropriaria do leite deixado à temperatura ambiente. Então o leite não azedará.

Beneficio do Kefir:
1 – Fortalece o sistema imunológico.
2 – Regula a flora intestinal.
3 – Previne doenças intestinais.
4 – Ajuda na prevenção e na cura da Hipertensão.
5 – Proteção na saúde ossea.
6 – Uma fonte rica em nutrientes.
7 – O kefir é bem tolerado por pessoas que são intolerantes à lactose.
8 – Rejuvenesce a pele, o cabelo e a saúde.
9 – Sacia a fome ajudando na perda de peso para maior emagrecimento.
10 – Antidepressivo natural.

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com