Informação Geral
Preparação | 30 minutos |
Serve | 10 porções |
Sugestão | Jantar |
Cozinha | Brasileira |
Dificuldade | Médio |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Informação Nutricional
Porção de 1 fatia
Calorias | 190 kcal |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Outras Informações
Sem Glúten |
Receita de Carne Moída com Ricota
Tem carne moída na geladeira? Que tal preparar uma deliciosa receita de carne moída com ricota. Um prato saboroso, rico em proteínas e que vai-te surpreender no sabor.
Aqui em casa, geralmente a carne moída sempre é preparada da mesma maneira, com macarrão, batatinha ou com legumes. E não é por falta de criatividade. A verdade é que sempre optamos pelas opções mais práticas e simples fazer. Porém ontem decidi inovar. Fiz uma base de carne moída, como se fosse uma quiche, depois preparei um recheio com ricota, creme de leite e outros ingredientes, cobri com queijo e levei para assar. Ficou sensacional! Em menos de 40 minutos eu tinha feito uma torta de carne moída com ricota incrivelmente deliciosa. Eu sei que existem centenas de receitas como está.
Mas cada vez que altero alguns ingredientes da receita, o resultado é muito diferente e acaba se tornando uma outra receita, ainda melhor que a anterior.
Aprenda como fazer carne moída com ricota e tenha em seu cardápio uma opção de almoço ou jantar super leve, saudável e fácil de fazer.
Carne moída com ricota é uma receita que eu adoro fazer quando quero variar o cardápio e aproveitar os ingredientes que tenho em casa. É uma torta salgada que leva uma massa de carne moída temperada e um recheio cremoso de ricota, creme de leite e ovos. Fica uma delícia e é muito fácil de fazer.
Eu aprendi essa receita com a minha mãe, que sempre fazia nos domingos em família. Ela dizia que era uma forma de aproveitar a carne moída que sobrava da semana e também de incrementar o sabor da ricota, que às vezes é meio sem graça. Ela também gostava de colocar alguns legumes picados no recheio, como cenoura, abobrinha ou espinafre, para deixar a torta mais nutritiva e colorida.
Eu gosto de seguir a receita da minha mãe, mas às vezes eu faço algumas alterações, conforme o meu gosto e o que eu tenho disponível. Por exemplo, às vezes eu uso queijo cottage ou cream cheese no lugar da ricota, ou troco o creme de leite por iogurte natural.
Essa receita tem vários benefícios, além de ser gostosa e prática. Ela é rica em proteínas, que são essenciais para a construção e manutenção dos músculos, dos ossos e do sistema imunológico. Além disso, ela é uma ótima opção para quem segue uma dieta low carb, pois não leva farinha na massa.
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Unte uma forma com azeite, coloque a carne moída no centro e vá espalhando por todo o fundo e também pelas laterais da forma. Use uma forma média de fundo falso.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 10 minutos.
- Enquanto isso, esmigalhe a ricota com um garfo ou com as mãos. Transfira para um recipiente e adicione o creme de leite, os ovos, o milho, sal e os temperos à gosto (usei orégano, páprica e cominho). Misture.
- Retire a carne moída do forno, despeje o recheio e adicione os tomates picados a gosto.
- Depois cubra com uma camada de rúcula, distribua o bacon picado e finalize com uma camada de muçarela.
- Volte ao forno e deixe assar por mais 20 minutos, ou até que o recheio esteja firme e o queijo gratinado. Desligue o forno, espere 8 minutos e sirva!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 2 horasGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: NãoPerguntas Frequentes
Como fazer a carne moída ficar soltinha? Uma dica é refogar a carne em fogo alto, mexendo sempre, até que ela perca toda a água e comece a dourar. Outra dica é não colocar sal na carne antes de refogar, pois isso faz com que ela solte mais água e fique mais úmida.
Como desenformar a torta? Para desenformar a torta sem quebrar, é preciso esperar ela esfriar um pouco depois de assada. Depois, basta passar uma faca nas bordas da forma e virar sobre um prato. Se preferir, você pode usar uma forma de fundo removível ou forrar a forma com papel manteiga antes de colocar a massa.
Como conservar a torta? Você pode guardar a torta na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses. Para descongelar, basta deixar na geladeira de um dia para o outro ou aquecer no micro-ondas ou no forno.