Informação Geral
Preparação | 55 minutos |
Serve | 5 porções |
Sugestão | Acompanhamento |
Cozinha | Brasileira |
Dificuldade | Fácil |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Informação Nutricional
Porção de 370 g
Calorias | 205,4 kcal |
Gorduras | 2,06 g |
Carboidratos | 8,82 g |
Proteinas | 36,8 g |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Outras Informações
Sem Glúten |
Sem Ovo |
Low Carb |
Receita de Peixe Assado Recheado
Meu tio é pescador, daquele raiz mesmo, que sai às 4h da madrugada para ir pescar no rio e volta só às 18h todo queimado de sol. Ele tentou me ensinar a pescar, mas eu não aguentei porque precisa ter muita calma e paciência, eu já sou uma pessoas mais dinâmica, vamos dizer assim. Mesmo assim, quando eu era pequena, ele sempre me levava para fazer companhia. Em homenagem ao meu querido tio, hoje vou ensinar duas receitas de peixe assado recheado que são um grande sucesso da minha família.
Pelo menos uma vez por ano, vamos visitar meu tio lá no sítio dos meus avós, no interiorzão do Paraná. E como lá sempre tem peixe fresco, não pode faltar um delicioso peixe assado recheado para o almoço, seja com recheio de legumes ou de farofa (são esses dois recheios que vou te ensinar aqui).
Como temos um pescador na família, é óbvio que nunca falta peixe de qualidade para preparar nos encontros especiais do ano. Então, nós já incluímos um peixe assado recheado em todas as ocasiões possíveis, seja nas receitas de Natal, nas receitas de almoço de Páscoa, ou também nas receitas da semana de Quaresma.
Confira essas duas formas de fazer peixe assado recheado para fazer uma na Páscoa e outra no Natal, que tal?
Peixe Assado Recheado Aberto
Esse peixe assado recheado aberto é o maior saboroso que você vai comer em toda a sua vida, a mistura dos legumes e o queijo gratinado por cima fazem toda a diferença.
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Limpe o peixe, se não tiver comprado previamente limpo. Para isso, corte e descarte a cabeça, se preferir. Faça um corte na vertical de cima a baixo, abrindo a barriga inteira, e remova as tripas, passando o dedo polegar e o indicador pela espinha. Em seguida, quebre e retire a espinha pela ponta da cauda - não precisa retirar a pele do peixe, nem cortar a cauda fora.
- Abra o peixe e coloque-o em um assadeira grande - se preferir o peixe recheado fechado, faça apenas um corte pequeno que seja suficiente para retirar as tripas e a espinha, e rechear com o auxílio de uma colher.
- Tempere com limão, sal e os ingredientes que preferir. Deixe descansar por 30 minutos para pegar bem o gosto - eu também temperei com lemon pepper, páprica defumada e pimenta-do-reino moída na hora.
- Enquanto isso, descasque e pique a cebola e o tomate em cubinhos. Lave as azeitonas em água corrente para retirar o excesso de sal e pique em cubinhos também - eu prefiro a cebola roxa por ser menos ácida, mas você pode utilizar a branca também.
- Lave bem as batatas em água corrente e corte-as no formato rústico, parecido com uma canoa - não precisa descascar, mas é opcional.
- Monte o prato. Para isso, distribua a cebola, o tomate e a azeitona picados por cima do peixe, cobrindo toda a sua superfície. Posicione as batatas fatiadas ao redor do peixe e tempere-as com um pouco de alecrim fresco, se quiser.
- Regue tudo com azeite, cubra com papel alumínio, deixando o lado mais brilhante voltado para o lado do peixe e leve ao forno a 180°C por 30 minutos.
- Retire do forno, retire o papel alumínio e cubra tudo com o queijo muçarela para gratinar. Leve de volta ao forno, na mesma temperatura, por mais 20 a 25 minutos - se o forno tiver a opção, basta colocar para gratinar.
- Seu peixe recheado assado aberto já está pronto! Basta desligar o forno e servir como preferir.
Recheio de Farofa
O peixe assado recheado com farofa de banana é um clássico e combina super bem como prato principal de um almoço de Páscoa em família.
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Compre um peixe inteiro de aproximadamente 1 kg, peça para a peixaria retirar toda a barrigada e descamá-lo, ou seja, limpar por completo.
- Descasque e pique a banana em fatias e a cebola em cubinhos. Corte o bacon e a pimenta biquinho em cubinhos também. Lave bem e pique a salsinha. Reserve.
- Em uma frigideira, coloque a manteiga e refogue a banana picada por 2 minutos. Reserve.
- Na mesma frigideira, frite o bacon picado até soltar bem a gordura. Adicione a cebola, a pimenta e a banana, e refogue bem.
- Acrescente a farinha de mandioca até chegar no ponto de farofa desejado. Adicione salsinha e misture bem para finalizar o recheio. Reserve.
- Em uma travessa, coloque o peixe limpo e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
- Com o auxílio de uma colher, recheie o peixe pelo corte feito para limpá-lo, até ficar bem estufadinho.
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180°C por 20 minutos ou até dourar. Retire o papel alumínio e volte ao forno por mais 10 minutos, na mesma temperatura.
- Seu peixe assado recheado com farofa de banana está pronto! Você pode servir com salsinha picada por cima e rodelas de limão ao lado.
Anotações:
Você sabia? Outras informações
Dicas de preparo:
Experimente diferentes combinações para rechear o peixe, por exemplo, farofa, pimentões, cenoura, brócolis, aspargos, camarões, cogumelos, espinafre, queijos, ervas frescas, entre outros.
É sempre importante ressaltar que o tempo de cozimento pode variar dependendo do tamanho e da espessura do peixe, além do tipo de forno. Acompanhe de perto na hora de assar para evitar que o peixe fique seco ou queime.
Acompanhamentos:
- Arroz branco ou integral
- Salada (alface, rúcula, agrião, tomate cereja, pepino e vinagrete)
- Legumes assados (aspargos, cenouras, abobrinhas e cogumelos)
- Purê de batatas
- Molho de ervas (salsa, cebolinha, manjericão e limão)
Sugestão de Cardápio
Confira algumas receitas para acompanhar o seu peixe assado recheado!