Informação Geral
Preparação | 150 minutos |
Serve | 10 porções |
Sugestão | Jantar |
Cozinha | Brasileira |
Dificuldade | Médio |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 125 kcal |
Gorduras | 8,6 g |
Carboidratos | 0 g |
Fibras | 0 g |
Proteinas | 19 g |
Godura Saturada | 5,5 g |
Sódio | 56 mg |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Outras Informações
Sem Glúten |
Sem Lactose |
Sem Ovo |
Low Carb |
Receita de Pernil de Cordeiro
Você sabe a diferença entre carneiro e cordeiro? O carneiro é o macho adulto e o cordeiro é o filhote. Então, sim, existe uma diferença entre ambas as carnes, principalmente em relação a maciez e a suculência. Inclusive, é por isso que os valores também são diferentes. No entanto, a receita que vou lhe ensinar hoje de como fazer pernil de cordeiro também pode ser feita com o pernil de carneiro. Ainda teremos duas opções de temperos e também duas opções de cozimento, podendo ser feito tanto no forno quanto na churrasqueira, mas se atente pois o preparo é um pouco diferente!
Eu simplesmente amo essa receita (todas as opções dela), além de ser deliciosa, acho que combina super bem como prato principal de ocasiões especiais. Praticamente, em toda ceia de Natal ou de Ano Novo, minha família prepara um saboroso pernil de cordeiro ou de carneiro para ser o destaque da mesa de jantar. Para deixar ainda mais gostoso, eu sempre faço uma farofa de Natal vegana ou um purê de maçã verde para acompanhar, pois os sabores combinam super bem.
Mas esse pernil de cordeiro ou carneiro não serve apenas para ocasiões especiais assim, você também pode prepará-lo no dia a dia. Seja como um bife de pernil de cordeiro para o almoço, junto do clássico arroz e feijão, como também um sanduíche de pernil, para isso, basta desfiar ou fatiar a carne bem fininha. Em todo o caso, fica uma delícia!
Pernil de Cordeiro no Forno
O pernil pode tanto ser inteiro como em bifes de pernil, como é mais raro o pessoal comprar em bife, vou lhe ensinar a preparar inteiro, o que irá mudar caso escolha os bifes será apenas o tempo de forno!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Retire a peça de pernil do congelador, pelo menos, 48 horas antes do preparo. Deixe em cima de uma assadeira, caso escorra algum líquido, dentro da geladeira.
- Após descongelar, corte a embalagem do pernil com cuidado para não pegar na carne - eu utilizei uma peça de 6 kg que vem sem tempero e sem couro.
- Descasque e pique a cebola e o alho em cubos. Lave bem e corte a cenoura e o salsão. Forre o fundo de uma assadeira com eles para formar um mirepoix, que será a base do molho do pernil.
- Regue tudo com vinho branco e um pouco de espumante. Complete com água até quase cobrir os vegetais - eu recomendo utilizar um vinho seco e um espumante meio adocicado.
- Para finalizar, tempere com ramos de alecrim e de tomilho - coloque-os bem no centro da assadeira, onde irá o pernil para, assim, não queimar as ervas.
- Tempere o pernil como preferir. Pode ser com o molho chimichurri que já temos aqui no site ou apenas com sal e pimenta-do-reino para servir com um molho pesto ou um molho de hortelã - confira a opção de tempero com vinho branco na receita abaixo também.
- Coloque o pernil temperado dentro da assadeira e leve ao forno a 230°C por 30 minutos ou até dourar bem por cima - nessa etapa, pode até formar uma casquinha crocante de tempero por fora.
- Retire do forno e embrulhe a assadeira em papel alumínio com a parte brilhante para dentro. Se necessário, forre duas vezes para não deixar nada de fora - se o fundo da assadeira estiver seco, adicione um pouco de água para ajudar no cozimento.
- Leve de volta ao forno a 180°C por mais 2 horas. Em seguida, retire novamente do forno e retire o papel alumínio para conferir o ponto da carne.
- Para saber se já está no ponto certo, você pode espetar um termômetro de cozinha em uma parte bem gorda da carne até o meio dela. Se estiver em cerca de 75°C, já está no ponto - acima de 80°C, talvez a carne já esteja começando a ressecar.
- Se você não tiver um termômetro, espete a faca mais fina que você tiver até o centro da carne, deixe por 3 segundos e retire. Aproxime a faca da boca e se estiver bem quente, já está no ponto - não encoste a faca na boca para não se queimar.
- Peneire todo o caldo que ficou na assadeira, reservando-o em uma panela. Leve ao fogo médio e deixe o caldo reduzir até ficar em uma textura mais parecida com molho - deixe apenas um pouco do caldo na assadeira para regar o pernil.
- Para um sabor extra, pegue um pedaço de manteiga e passe em toda a superfície do pernil. Corte a parte da manteiga que teve contato com a carne e coloque metade em cima do pernil. Volte-o ao forno uma última vez a 200°C só para tostar.
- Enquanto isso, adicione a outra metade da manteiga no caldo e misture bem até derreter. Coloque o molho em outro recipiente para servir, mas reserve um pouco para depois - utilize a manteiga gelada para ajudar a dar uma encorpada a mais no molho.
- Retire o pernil do forno, coloque-o no recipiente que irá servir e despeje o molho reservado em toda a superfície - antes de acertar o sal, experimente fatias da carne com o molho.
- Agora, basta cortar, servir e saborear seu pernil de cordeiro!
Anotações:
Tempero com Vinho Branco
Quer um tempero a mais para o seu pernil de cordeiro ficar ainda saboroso? Nada melhor do que esse tempero com vinho branco para injetar direto na sua carne!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Descasque o alho, não precisa picar. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio e retire o miolo com todas as sementes para diminuir a ardência. Lave bem e pique a hortelã em pedaços menores, pode ser com a mão mesmo.
- No liquidificador, coloque alho, alecrim, molho de soja, vinho branco seco, azeite, pimenta dedo-de-moça, hortelã, sal e pimenta-do-reino moída na hora - não precisa exagerar no sal, pois o shoyu já é levemente salgado.
- Bata tudo até ficar uma mistura homogênea. Peneire o tempero, mas sem descartar nada - você só precisa peneirar se for injetar o tempero no pernil, se não, pode espalhar na carne assim mesmo.
- Encha uma seringa específica para cozinha com o tempero e injete no seu pernil de cordeiro - injete um pouco de tempero em pontos espalhados para pegar toda a peça.
- Despeje o restinho do tempero por cima do pernil, incluindo o que ficou na peneira, e espalhe bem.
- Depois, basta você assar seu pernil de cordeiro da maneira que preferir!
Pernil de Carneiro/Cordeiro na Churrasqueira
Agora, vamos aprender como fazer um pernil de carneiro ou cordeiro na churrasqueira de um jeito bem simples, gostoso e rápido! Em menos de 1 hora!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Tempere o pernil com um dos temperos citados acima, ou como preferir.
- Deixe marinar por no mínimo 1 hora, e de preferência, injete o tempero dentro da carne.
- Espete o pernil de cordeiro com um espeto duplo.
- Leve ao fogo, de preferência com lenha para dar um sabor melhor para a sua carne.
- Com a brasa alta, coloque a carne de cordeiro a cerca de 25 cm da brasa. Deixe assando por 30 minutos. Vire a carne e deixe assar por mais 20-25 minutos.
- Retire a carne da churrasqueira, deixe descansar por 5 minutos e retire um pedaço para saber se está no ponto desejado.
- Dependendo da espessura da sua carne, pode ser que ainda não esteja no ponto. E cuidado, carne de cordeiro bem passada, acaba ficando seca e dura.
- Sirva sem seguida.
Você sabia? Outras informações
Dicas de preparo:
Dependendo do tempero escolhido, experimente marinar o pernil de cordeiro por algumas horas ou durante a noite antes de assar para garantir que os sabores penetrem na carne de forma mais intensa.
Após assar, deixe o pernil descansar por alguns minutos antes de fatiar. Isso permite que os caldos e temperos se redistribuam, deixando a carne mais suculenta.
Acompanhamentos:
Purê de batata, legumes assados (abobrinha, cenoura, batata-doce e cogumelos), tabule, cuscuz marroquino, ratatouille e arroz com amêndoas.
Sugestão de Cardápio
Confira algumas receitas para acompanhar o seu pernil de cordeiro!