Informação Geral
Preparação | 360 minutos |
Serve | 1 porção |
Sugestão | Jantar |
Cozinha | Brasileira |
Dificuldade | Médio |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Informação Nutricional
Porção de 1 xícara
Calorias | 39 kcal |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Outras Informações
Sem Glúten |
Como Fazer Sopa De Osso
Talvez você já tenha ouvido falar sobre esse tal caldo de osso mas não se lembre, é aquela receitinha de vó, que ela fazia com os ossos que sobrava da costela, do mocotó ou a carcaça do frango. Antigamente a sopa de osso era muito consumida devido ao seus milhares de benefícios a saúde.
O caldo de osso nada mais é do que um suplemento natural, rico em colágeno e proteína além de ser muito nutritivo. O caldo de osso é uma receita que pode ser curativa usada para combater dores nas articulações, inflamações e varias outras coisas, também ajuda a emagrecer.
Uma receita muito fácil de fazer, você pode consumir diariamente e também incluir em sua dieta. O caldo de ossos pode ser consumido durante a dieta do jejum intermitente.
O Caldo de osso, também conhecido como caldo de carne, é um líquido nutritivo que é feito cozinhando ossos de animais em água por um longo período de tempo. O caldo de osso é rico em nutrientes como colágeno, gelatina, aminoácidos, cálcio, magnésio e potássio, e é conhecido por ter vários benefícios à saúde, incluindo:
Melhorar a saúde das articulações: o caldo de osso é rico em colágeno, que é importante para a saúde das articulações. Fortalecer o sistema imunológico. Promover a saúde intestinal. Ajudar a dormir melhor: o caldo de osso contém glicina, um aminoácido que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir a sonolência diurna. Fortalece os ossos por ser rico em minerais como cálcio e magnésio.
É importante notar que o caldo de osso não é uma cura para nada, mas pode ser uma adição saudável e nutritiva à dieta de muitas pessoas.
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Coloque os ossos em uma panela bem grande e cubra com a água.
- Adicione o vinagre (para que os nutrientes se soltem mais facilmente dos ossos), o sal, a pimenta do reino opcional, a cebola roxa sem casca cortada em 4 partes, e se desejar adicione ervas frescas.
- Espere a água ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por cerca de 6 horas, ou cozinhe na pressão em fogo baixo por 3 horas.
- Ambas as maneiras você irá precisar ficar de olho na água, caso comece a diminuir muito, adicione mais.
- Desligue o fogo, e está pronto.
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 5 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Pote de vidro com tampa.Outras informações
COMO TOMAR?
Irá depender das suas preferências pessoais e objetivos de saúde. Aqui estão algumas sugestões:
Beber como um caldo. Você pode aquecê-lo em uma panela no fogão ou no micro-ondas e saboreá-lo como um chá ou café.
Usar como base para sopas e ensopados: o caldo de ossos pode ser usado como base para sopas e ensopados saudáveis e nutritivos. Basta acrescentar vegetais, proteína e outros ingredientes de sua escolha e cozinhar até que esteja pronto.
Adicionar a smoothies ou sucos: o caldo de ossos também pode ser adicionado a smoothies ou sucos para um impulso extra de nutrientes. Basta misturá-lo com seus ingredientes favoritos no liquidificador e aproveitar.
Usar para cozinhar arroz ou leguminosas.
É importante lembrar que o caldo de ossos pode ser bastante salgado, portanto, você pode querer diluí-lo com água ou usar menos sal em outras receitas que usam o caldo como base.
COMO TURBINAR MEU CALDO DE OSSOS?
Você pode usar ossos variados — ossos de medula, rabo, juntas e pés, como o famoso caldo de mocotó., também pode ser combinado com os ossos de vários outros animais.
Você também pode adicionar legumes, ervas ou especiarias no seu caldo para realçar o sabor.
Achei ótimo mas ainda não testei tudo.
Até onde eu fiz foi tudo muito saudável.
Adorei.
Gostaria de saber se calde ossos é a mesma coisa de fazer ossobuco?
Não! São coisas diferentes.