Kefir

Fermento Natural de Kefir

Veja Também: IOGURTE DE KEFIR CASEIRO 

Como Fazer Fermento Natural de Kefir
Você já ouviu falar de Fermento Natural de Kefir? Bom, primeiro vamos entender qual a diferença entre o Fermento Natural e o Fermento Industrializado. O fermento industrializado é o mesmo usado na produção da cerveja, é o resultado do gás carbônico e o álcool, seu papel em uma receita é basicamente inflar o produto, criando bolhas de ar deixando a receita aerada e mais macia. Já o fermento natural, sua fermentação é mais lenta, então além das bolhas de ar seu processo é melhor, deixando sua receita com uma textura muito mais leve, fofa, macia e com um sabor incorporar. Fazer Fermento de Kefir Natural não é um processo rápido, na verdade fazer fermento natural caseiro não é um preparo simples é demorado tem que se ter paciência. Mas é maravilhoso, fácil de fazer e o resultado fica incrível. Faça você mesmo seu Fermento Natural de Kefir, vão apenas 3 ingredientes, água, farinha de trigo e kefir. Ele pode reduzir o índice glicêmico, facilita a digestão, pode ser armazenado por um longo tempo e pode ser utilizado em pão caseiro, massa madre, pão integral, pão francês etc... Fermento Natural de Kefir
INGREDIENTES
  • PARA O COMEÇO DA RECEITA:
  • 60 g de iogurte de keifr
  • 40 g de farinha de trigo
PREPARO
  1. Misture bem os ingredientes.
  2. PRIMEIRA PASSO:Coloque dentro de um vidro, tampe com pano e elastico.
  3. Deixe fermentando de 24 a 36 horas, em um local com ventilado, pode ser encima da geladeira.
  4. SEGUNDA PASSO:Acrescente 60g de farinha com mais 40g de kefir, misture bem.
  5. Volte ao mesmo locar e deixe fermentar por 18 horas.
  6. TERCEIRA PASSO: Acrescente mais 70g de farinha com mais 30g de água, misture bem, a massa estará mais difícil de manusear. Tampe e volte ao mesmo local e deixe fermentar por mais 10 horas.
  7. QUARTO PASSO: Adicione 210g de farinha de trigo com mais 110g de água.
  8. Em um recipiente separado adicione a água e a farinha, misture bem, adicione a misture do vidro. Se ficar muito mole, adicione um pouco mais de farinha, se ficar muito duro acrescente um pouco mais de água. Cubra e volte para o mesmo locar, deixe fermentar até dobrar de tamanho, demora cerca de 10 horas.
  9. Depois, coloque um papel filme sobre a massa, amassando bem, leve a geladeira por 8 horas.
  10. Está pronto!
  11. Essa receita rende dois pães, lembre-se essa receita é o fermento caseiro e não o pão. Sim demora mesmo para fazer, o processo é complicado não é de uma hora para a outra, se preferir um fermento rápido é mais fácil comprar pronto.

Veja Também: COMO FAZER KEFIR 

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com