Kefir

Kefir ou Iogurte: Qual a Diferença?

Kefir ou Iogurte: Qual a Diferença?
Você já deve ter se perguntado qual a diferença entre kefir e iogurte! Há muitas diferenças entre o iogurte e o kefir, incluindo como ele é feito. Veja qual a opção mais saudável e fácil de se fazer em casa. Kefir ou Iogurte: Qual a Diferença?

Kefir ou Iogurte: Qual a Diferença?

Muitas pessoas acham que, como o iogurte e o leite de kefir são produtos lácteos cultivados, não há muitas diferenças entre os dois. Mas na verdade existem várias diferenças entre iogurte e o kefir, incluindo como cada um é feito, os tipos de bactérias presentes em cada um e seu sabor e consistência.
A primeira diferença entre eles é que o leite de kefir é fermentado por muito mais tempo que o iogurte, isso significa que o leite de kefir tem uma concentração maior de probióticos, esse tempo de fermentação também resulta em uma bebida 99% livre de lactose.

ENTENDA UM POUCO MAIS:
Kefir ou Iogurte: O iogurte é cultivado sempre usando o lote anterior de iogurte, já o kefir, é cultivado continuamente usando grãos de kefir de leite . Esses “grãos” são um tipo de colonia que abriga uma generosa variedade de bactérias e leveduras, da qual se pode fazer lotes contínuos de kefir. Os grãos de kefir de leite precisam ser trocados e cultivado a cada 24 horas.

O iogurte uma vez ativado, é cultivado novamente misturando um pouco de um lote anterior de iogurte em leite fresco. Quando o novo lote de iogurte estiver pronto, ele se tornará o iniciador do próximo lote e assim por diante. Essas culturas de iogurte geralmente exigem a re-cultura pelo menos uma vez por semana.
O kefir contém várias cepas importantes de bactérias amigáveis ​​que não são fáceis de serem encontradas nos iogurtes, Lactobacillus Cáucaso, Leuconostoc, espécies de Acetobacter e espécies de Streptococcus. O iogurte de kefir depois de pronto pode tratar doenças do intestino irritável por ter uma gama muito maior de bactérias, além de conter leveduras.

As leveduras e bactérias ativas no leite de kefir fornecem mais valor nutritivo do que o iogurte, ajudando a digerir os alimentos, mantendo o ambiente do cólon limpo e saudável.

Veja: COMO FAZER KEFIR
ou
Veja COMO FAZER IOGURTE COM 2 INGREDIENTES

SABOR:
O kefir é mais azedo do que o iogurte, devido às leveduras benéficas presentes na cultura. Mas é possível manipular o sabor do leite kefir com base no seu tempo de fermentação.

Veja: COMO TIRAR A ACIDEZ DO KEFIR

Já o iogurte na maioria das vezes é consumido com uma colher, o leite de kefir é geralmente consumido como bebida batida com frutas ou mel.
Na minha opinião o kefir é um iogurte mais fácil, gostoso e barato de se cultivado em casa.

Nutrição
Os dois são ótima fontes de proteína, cálcio, potássio e fósforo.
Eles também são ricos em vitamina A e vitaminas do complexo B, como riboflavina, folato , biotina e B12.

Efeitos colaterais
Algumas pessoas quando começam a consumir o leite de kefir sentem alguns pequenas efeitos colaterais. Incluindo gases, inchaço ou constipação, especialmente ao adicionar o kefir à sua dieta.

Uso:
Ambos pode ser usador para fazer molho, sobremesa, bolos, pães, smoothies etc…

OBS: Se você é intolerante a lactose, procure um médico antes de começar a consumir.

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com