Kefir

Kombucha Faz Mal : Chá Saudável ou Veneno Caseiro ?

 

Kombucha Faz Mal : Chá Saudável ou Veneno Caseiro ?
Se você acompanha as tendências de saúde, é bem provável que você tenha ouvido falar do kombucha. Um chá fermentando que se tem como resultado uma bebida refrescante, de sabor ácido e naturalmente gasificada. Mas será que kombucha faz mal? Será um chá saudável ou estão nos envenenando? Hoje eu vou falar um pouco sobre pesquisas já feitas sobre esse probiótico milenar, sobre os benefícios do kombucha e sobre os malefícios do kombucha. Kombucha Faz Mal : Chá Saudável ou Veneno Caseiro ?

Kombucha Faz Mal : Chá Saudável ou Veneno Caseiro ?

O Kombucha é uma bebida efervescente adocicada feita com chá (preto ou verde) . Dizem que ela ajuda a aliviar ou prevenir uma variedade de problemas de saúde, desde perda de cabelo até câncer. Até hoje há poucas evidências científicas para sustentar as alegações, mas alguns benefícios podem sim fazer bem a você.

O que é Kombucha:
A Kombucha se inicia com uma coisa meio gelatinosa com uma aparência semelhante a uma panqueca que é chamada SCOBY, que significa cultura simbiótica de bactérias e leveduras. A partir de uma combinação de scoby + açúcar + água + chá (preto ou verde) formando uma bebida refrescante e gasificada.

Kombucha faz Mal?
Fazer o kombuchá envolve deixar as bactérias crescerem em um líquido que você vai beber. Mas se não for preparada adequadamente, a bebida pode produzir bactérias ou fungos alguns podem ser tóxicos ou mesmo cancerígenos, podendo trazer grandes riscos a sua saúde alguns. Pessoas com o sistema imunológicos fraco correm grande risco se consumirem bactérias ou fungos ruins.

Kombucha Faz Mal : Chá Saudável ou Veneno Caseiro ?

Na década de 1990, vários casos de doença em pessoas que consumiram kombucha foram relatados. As doenças incluíram problemas hepáticos , acidose láctica (acúmulo de ácido lático no organismo), reações alérgicas e náusea. O grupo de pesquisa “Consumer Reports” desaconselha a bebida por causa do risco de contaminação e pela pouca prova de benefícios.
No entanto, a FDA diz que o kombucha é seguro quando preparado com cuidado e higiene.

Cuidados: Não use potes de cerâmica, ácidos no chá podem extrair chumbo do esmalte cerâmico, sugando toxinas para a sua bebida. Não deixe sua fermnetação ser muito longa, o kombucha contém leveduras que produzem álcool.
Se você estiver cultivando seu kombucha em casa, use sempre recipientes de vidro, aço inoxidável ou plástico. Mantenha tudo higienizado, esterilizado incluindo o equipamento e suas mãos.

Como Fazer Kombucha:
Esse SCOBY é adicionado dentro de um pote de vidro, junto ao chá preto ou verde e depois é acrescentado o açúcar, onde é dado tempo para ocorrer a fermentação. Isso pode levar de 7 a 14 dias, dependendo da temperatura do ambiente. No final de tudo, o SCOBY é removido e a bebida restante é filtrada e armazenada na geladeira, podendo ser adicionado sabor para uma segunda fermentação.

Veja mais sobre: COMO FAZER KOMBUCHA

Benefícios do Kombucha:
Encontramos no kombucha bactérias do ácido acético, que têm qualidades probióticas , portanto podem nos a ajudar na saúde gastrointestinal (GI). E uma vez que “muito do nosso sistema imunológico é influenciado pelo nosso trato gastrointestinal, ao aperfeiçoá-lo, podemos tecnicamente aumentar a imunidade também”, diz Gandhi.

O kombucha é repleto de vitaminas, antioxidantes, reforço no sistema imunológico, mais energia, melhora a pele e cabelo, melhora a função dos órgãos e ajuda na eliminação de toxinas. Mas entretanto, tudo isso não é comprovado cientificamente.

Veja Também: RECEITAS COM KOMBUCHA

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com