Kefir

O que é Probiótico: Como Fazer, Tipos e Benefícios

O que é Probiótico: Como Fazer, Tipos e Benefícios
Probióticos são bactérias vivas benéficas ao nosso intestino, elas existem dês de o nascimento. Hoje eu vou ensinar como fazer probiótico, o que é probiótico, quais os tipos de probióticos e quais os benefícios. Você pode encontrar os probióticos nos supermercados como bebidas e iogurtes com bacilos, lactobacilos, leveduras e outras bactérias. Mas o que pouca gente sabe é que esse tipo de alimento pode ser produzido em casa!! O que é Probiótico: Como Fazer, Tipos e Benefícios

 

O que é Probiótico: Como Fazer, Tipos e Benefícios

O que é probiótico

São bactérias vivas e leveduras boas para o nosso organismo, especialmente para o sistema digestivo. Elas estão presentes principalmente em nosso intestino, os probióticos são responsáveis pela absorção de nutrientes e por melhorar o sistema imunológico. São são também chamados de bactérias “boas” ou “úteis” porque ajudam a manter nosso intestino saudável e sempre funcionando. Os probióticos já estão em nosso organismo desde nosso nascimento.

Recebemos muitos probióticos consumindo os alimentos frescos direto do solo e outros fermentados. Mas no entanto, devido à refrigeração e práticas agrícolas, a comida que comemos atualmente contém pouco ou nenhum probiótico

Onde encontrar probioticos

Podemos encontrar em suplementos ou em alguns alimentos, como iogurte, kefir, chucrute, kombucha etc…

Tipos de probióticos

Vários tipos de bactérias são consideradas probióticos. Mas cada um têm um benefício diferente dentro do nosso organismo, a maioria vem de dois grupos.

– Saccharomyces boulardii: É uma levedura encontrada em probióticos que ajuda a combater a diarreia e outros problemas digestivos.

– Lactobacillus: É o mais comum. Encontra-se no iogurte, no kefir de leite etc… Diferentes cepas podem ajudar com a diarreia e podem ajudar pessoas que não conseguem digerir a lactose “o açúcar do leite”.

– Bifidobacterium: Pode ser encontrado em alguns produtos lácteos. Ajuda a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII) entre outros problemas intestinais.
Pergunte ao seu médico qual melhor pode ajudá-lo.

Benefícios dos Probióticos

O que é Probiótico: Como Fazer, Tipos e Benefícios

1 – Combater doenças intestinais
2 – Melhorar a digestão e diminuir a azia
3 – Aumentar a absorção de alguns nutrientes
4 – Melhora a função digestiva
5 – Gestão e prevenção do eczema em crianças
6 – Combater as bactérias resistentes aos antibióticos
7 – Reduzir e previnir o colesterol
8 – Ajuda também na perder peso, saciando a fome e prevenindo a obesidade.
9 – Diarreia infecciosa (causada por vírus, bactérias ou parasitas)
10 – Algumas pessoas dizem que ajudam também na condições da pele, como eczema.

Alimentos com probióticos

1 – Kefir
2 – Vegetais cultivados (chucrute, picles etc…)
3 – Ervilhas
4 – Azeitonas verdes
5 – Iogurtes

Como Fazer Probióticos

Bom temos varios tipos de probióticos, vou deixar alguns tipos para vocês aprenderem como fazer em casa de maneira fácil e saudável. Escolha o que for melhor ara você.

Kefir de Leite:

O kefir de leite pode ser produzido em casa, sua fermentação é feita através dos grãos de kefir combinado com leite animal. Você pode consumir o iogurte de kefir puro, batido com frutas, para fazer queijos ou qualquer outra receita que leva iogurte ou leite. Veja aqui!

O que é Probiótico: Como Fazer, Tipos e Benefícios

Kefir de Água:

O kefir de água é uma opção saborosa e saudável para substituir o refrigerante. O kefir é uma bebida fermentada levemente gasificada que trás vários benefícios a nossa saúde. Ele é fermentado com os grãos de kefir de água mais água açucarada. Veja aqui!

O que é Probiótico: Como Fazer, Tipos e Benefícios

Kombucha:

O kombucha é um probiótico fermentado através do scoby (um tipo de panqueca de bactérias) junto com água açucarada e chá preto ou verde. Os benefícios são mais eficientes do que o kefir de água e menores do que o kefir de leite. Seu sabor é meio avinagrado. É um probiótico fácil de fazer e muito gostoso. Veja aqui! 

O que é Probiótico: Como Fazer, Tipos e Benefícios

Chucrute de Repolho

E por ultimo mais nao mais importante, temos a opção do probiótico chucrute, que nada mais é do que uma conserva de repolho. Eu particularmente amo esse tipo de probiótico, eu posso comer como acompanhamento, na salada ou até mesmo puro. É pouco calórico, o sabor é maravilhoso e me ajuda na dieta. Veja aqui! 

O que é Probiótico: Como Fazer, Tipos e Benefícios

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com