Kefir

Kombucha ou Kefir : Qual a diferença?

 

Kombucha ou Kefir : Qual a diferença?
Kombucha ou Kefir! Duas bebias probióticas riquíssimas em benefícios que começam com a letra "K", coincidência ou não? Fui procurar falar com especialistas para saber qual a diferença entre a kombucha e o kefir e qual é o melhor para se consumir em casa. Não me pergunte como isso foi acontecer, mas sim minha casa virou um verdadeiro laboratório de bebidas fermentadas, e não eu não estou falando sobre cerveja e sim de bebidas estranhas feita de bactérias e leveduras. As duas bebidas são probióticas, uma ótima opção para a dieta, para prevenir e ate´curar doenças. Kombucha ou Kefir : Qual a diferença?

 

Kombucha ou Kefir : Qual a diferença?

Para dar inicio a essa comparação entre Kombucha e Kefir, vamos começar falando que tanto o kombucha quanto o kefir tem como base um liquido adoçado para o seu cultivo (kombucha com chá e açúcar e o kefir com água adocicada ou leite animal). Essa bebida depois de fermentada se resulta em uma bebida carregada em ácidos orgânicos, microflora benéfica, vitaminas e enzimas.

O que é Kombucha?
Resumindo, o kombucha é um chá fermentado adocicado. Sua fermentação é iniciada por uma combinação de bactérias benéfica (conhecida como scoby), com chá preto, água e açúcar. O resultado final é um tônico ácido e efervescente com um gosto muito parecido com a cidra de maça ou um refrigerante meio avinagrado.

Benefícios:
Ajuda a desintoxicar o fígado
Ajuda a regular nosso sistema digestivo
Fornece bactérias probióticas
Rico em vitaminas do complexo B
Fornece energia

Gosto: Seu sabor é meio é picante, um pouco doce e pode ser efervescente bem semelhante ao vinagre de maçã. No começo é estranho, mas com o tempo e com as misturas de sabor você passará a AMAR. A bebida já fermentada pode ser adoçada com suco de frutas ou aromatizado com gengibre ou frutas secas para torná-lo mais saboroso. Contém cafeína

PRÓS: Kombucha auxilia na remoção de toxinas do sistema digestivo e do fígado.

CONTRAS: Se o produto chegar a mofar ou for contaminado por fungos ou bactérias do mal, podem sim causar problemas de saúde. Tem um processo de fermentação mais longo – de 7 a 21 dias

CONTRA INDICAÇÕES: Não deve ser consumido por pessoas com baixa imunidade, gestantes, crianças e idosos sem prescrição médica.

O que é Kefir?
Existem dois tipos diferentes de kefir: O kefri à base de água e à base de leite. Como kombucha é à base de água, aqui vamos comparar apenas com o kefir de água Ok?

Os grãos de kefir de água são também uma colônia de bactérias e leveduras, embora sua aparência bem diferente ao do kombucha, são grãos meio transparentes. lembrando que os grãos de Kefir não contêm grãos reais, como trigo, centeio, etc.

Benefícios:
Ajuda na flora intestinal
Ajuda no sistema imunológico
Sacia a fome

Sabor: O kefir da água é mais doce e saboroso do que o kombucha, embora tenha sabor fermentado difícil de descrever, ele pode ser bastante doce, dependendo do açúcar utilizado para o cultivo. Não contém cafeína.

PRÓS: Contém um maior número de cepas de bactérias do que as encontradas no kombucha.

CONTRAS: Se o produto chegar a ser contaminado por causar efeitos colaterais.

QUAL A SEMELHANÇA ENTRE O KOMBUCHA e o KEFIR?
Tanto um como o outro começam com um líquido contendo açúcar e uma cultura de bactérias para dar início à fermentação. Isso significa que ambos contêm bactérias benéficas para a saúde intestinal.

DIFERENÇA ENTRE O KOMBUCHA E O KEFIR:
A grande diferença é que o kombucha normalmente tem cafeína (quando fermentado com chá preto ou verde). Já o kefir de água não.

MINHA OPINIÃO:
Entre o kefir de água e o Kombucha, eu particularmente prefiro o kombucha, por seus benefícios a pele e por fornecer uma grande carga de energia. Sobre o kefir, eu prefiro mil vezes o KEFIR DE LEITE que contém uma boa quantidade de cálcio e outras vitaminas devido ao leite.
Sobre o kefir de água, eu aconselho dar preferencia a ser fermentado com água de coco ou suco natural de uva (ou maça, melancia etc…), assim você não precisará adicionar açúcar ao seu cultivo.

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

3 Comments

  1. Boa noite! Consumi o kefir e tive bartholinite e agora tenho medo de consumir a kombucha e da mesma coisa😏!!! Queria muito poder consumir a kombucha, mas tenho medo pois não posso com nada que “limpe” o sangue!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com