Probióticos

Kombucha ou Kefir : Qual a diferença?

Kombucha ou Kefir : Qual a diferença?

Kombucha ou Kefir : Qual a diferença?

Kombucha ou Kefir! Duas bebias probióticas riquíssimas em benefícios que começam com a letra “K”, coincidência ou não? Fui procurar falar com especialistas para saber qual a diferença entre a kombucha e o kefir e qual é o melhor para se consumir em casa. Não me pergunte como isso foi acontecer, mas sim minha casa virou um verdadeiro laboratório de bebidas fermentadas, e não eu não estou falando sobre cerveja e sim de bebidas estranhas feita de bactérias e leveduras. As duas bebidas são probióticas, uma ótima opção para a dieta, para prevenir e ate´curar doenças. Kombucha ou Kefir : Qual a diferença?
[adinserter block=”1″]

Para dar inicio a essa comparação entre Kombucha e Kefir, vamos começar falando que tanto o kombucha quanto o kefir tem como base um liquido adoçado para o seu cultivo (kombucha com chá e açúcar e o kefir com água adocicada ou leite animal). Essa bebida depois de fermentada se resulta em uma bebida carregada em ácidos orgânicos, microflora benéfica, vitaminas e enzimas.

O que é Kombucha?

Resumindo, o kombucha é um chá fermentado adocicado. Sua fermentação é iniciada por uma combinação de bactérias benéfica (conhecida como scoby), com chá preto, água e açúcar. O resultado final é um tônico ácido e efervescente com um gosto muito parecido com a cidra de maça ou um refrigerante meio avinagrado.

Benefícios:

Ajuda a desintoxicar o fígado
Ajuda a regular nosso sistema digestivo
Fornece bactérias probióticas
Rico em vitaminas do complexo B
Fornece energia

Gosto: Seu sabor é meio é picante, um pouco doce e pode ser efervescente bem semelhante ao vinagre de maçã. No começo é estranho, mas com o tempo e com as misturas de sabor você passará a AMAR. A bebida já fermentada pode ser adoçada com suco de frutas ou aromatizado com gengibre ou frutas secas para torná-lo mais saboroso. Contém cafeína

PRÓS: Kombucha auxilia na remoção de toxinas do sistema digestivo e do fígado.

CONTRAS: Se o produto chegar a mofar ou for contaminado por fungos ou bactérias do mal, podem sim causar problemas de saúde. Tem um processo de fermentação mais longo – de 7 a 21 dias

[adinserter block=”4″]

O que é Kefir?

Existem dois tipos diferentes de kefir: O kefri à base de água e à base de leite. Como kombucha é à base de água, aqui vamos comparar apenas com o kefir de água Ok?

Os grãos de kefir de água são também uma colônia de bactérias e leveduras, embora sua aparência bem diferente ao do kombucha, são grãos meio transparentes. lembrando que os grãos de Kefir não contêm grãos reais, como trigo, centeio, etc.

Benefícios:
Ajuda na flora intestinal
Ajuda no sistema imunológico
Sacia a fome

Sabor: O kefir da água é mais doce e saboroso do que o kombucha, embora tenha sabor fermentado difícil de descrever, ele pode ser bastante doce, dependendo do açúcar utilizado para o cultivo. Não contém cafeína.

PRÓS: Contém um maior número de cepas de bactérias do que as encontradas no kombucha.

CONTRAS: Se o produto chegar a ser contaminado por causar efeitos colaterais.

QUAL A SEMELHANÇA ENTRE O KOMBUCHA e o KEFIR?
Tanto um como o outro começam com um líquido contendo açúcar e uma cultura de bactérias para dar início à fermentação. Isso significa que ambos contêm bactérias benéficas para a saúde intestinal.

DIFERENÇA ENTRE O KOMBUCHA E O KEFIR:
A grande diferença é que o kombucha normalmente tem cafeína (quando fermentado com chá preto ou verde). Já o kefir de água não.

MINHA OPINIÃO:
Entre o kefir de água e o Kombucha, eu particularmente prefiro o kombucha, por seus benefícios a pele e por fornecer uma grande carga de energia. Sobre o kefir, eu prefiro mil vezes o KEFIR DE LEITE que contém uma boa quantidade de cálcio e outras vitaminas devido ao leite.
Sobre o kefir de água, eu aconselho dar preferencia a ser fermentado com água de coco ou suco natural de uva (ou maça, melancia etc…), assim você não precisará adicionar açúcar ao seu cultivo.

Veja Também: Kefir Engorda
Veja Também: Bolo de Kombucha

[adinserter block=”6″]

6 thoughts on “Kombucha ou Kefir : Qual a diferença?

  1. Boa noite! Consumi o kefir e tive bartholinite e agora tenho medo de consumir a kombucha e da mesma coisa😏!!! Queria muito poder consumir a kombucha, mas tenho medo pois não posso com nada que “limpe” o sangue!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *