Saladas e Acompanhamentos

O Que é Chucrute : Como Fazer e seus Benefícios

Veja Também: O QUE É KOMBUCHA

O Que é Chucrute : Como Faze e seus Benefícios

Rating 

Você já ouviu falar de chucrute? Hoje eu vou falar sobre o que é chucrute, os benefícios do chucrute, como fazer chucrute uma receita simples e fácil de preparar. O chucrute nada mais é do que uma fermentação entre o sal e o repolho, podendo ser considerado um probiótico com vários beneficiosos. Sem contar que é um aperitivo delicioso para quem está de dieta e também um ótimo acompanhamento para sanduíches. Ai vai uma frase que eu gosto muito "Quando a vida lhe dá repolho, você faz chucrute!". O Que é Chucrute : Como Fazer e seus Benefícios

O Que é Chucrute : Como Fazer e seus Benefícios

O que é Chucrute:
Chucrut, chucrute, chucruta ou chucrute é o resultado de uma fermentação de repolho (branco ou roxo) com sal. O chucrute é a forma mais antiga já comprovada de preservar e armazenar o repolho. O chucrute caseiro depois de pronto, nada mais é do que uma conserva “milagrosa” com um sabor maravilhoso, crocante e agradavelmente azedo, perfeito para acompanhar assados, sanduíches entre outros pratos.
Ao longo do processo de fermentação, se encontra a presença de bactérias lácticas presentes naturalmente nas folhas. As bactérias do ácido láctico (BL) são um tipo de microrganismo anaeróbico, caracterizada pela produção de ácido lático a partir de carboidratos presentes naturalmente no repolho. O ácido láctico, e outros produtos finais da fermentação, é o que lhes oferece a capacidade de conservante, uma vez que desempenham uma ótima atividade antimicrobiana. As bactérias mais famosas da família BAL são o Lactobacillum e o Bifidubacterium. Por esse motivo, o chucrute ou repolho fermentado é considerado um alimento com efeito probiótico!

Benefícios do Chucrute
1 – Rico em vitamina C.
2 – Rico em ácido láctico: É um elemento muito importante para as bactérias do estômago e intestinos, suas enzimas favorece a digestão e, portanto, a absorção de nutrientes dos alimentos.
3 – Ajuda na produção de urina e a eliminação do ácido úrico.
4 – Melhora a função do sistema imunológico
5 – Reduz a inflamação e alergia
6 – Protege a saúde cognitiva
7 – Contém antioxidantes contra o câncer
8 – Melhora o humor
9 – Fortalece os ossos
10 – Pode ajudar no emagrecimento
CALORIAS A CADA 100 grams: 20 kcal

Chucrute Efeitos Colateiras

1 – Se consumido uma grande quantidade diária pode causar cólicas abdominais, diarreia;
2 – Se comer uma grande quantidade pode haver desequilíbrio dietético;
3 – Hipertensão (pressão alta): Como o chucrute é feito com uma grande quantidade de sal, não é ideal para pacientes com pressão alta.

Como Fazer Chucrute : Receita de Chucrute

Ingredientes
1 repolho grande (verde ou roxo)
1/4 xícara de sal
DICA: Você pode acrescentar cenoura ralada, acelga, pepino ralado ou algumas lascas de gengibre, é só juntar na hora de começar todo o processo.

Modo de Preparo
Rale ou fatie o repolho deixando-o bem fininho.
Lave e retire toda a água.
Agora coloque metade do repolho ralado dentro de um recipiente, adicione metade do sal e comece a misturar tudo apertando bem. Aperte com as mãos, sem medo e com força. Essa é a parte mais importante do processo do chucrute.

O Que é Chucrute : Como Fazer e seus Benefícios

Coloque o restante do sal e o restante do repolho, aperte novamente até ficar murcho e com bastante liquido na vasilha.
Passe o repolho para dentro de um pote de vidro esterilizado, coloque o repolho apertando bem, pode usar um amassador ou oque preferir para prensar bem o repolho.

O Que é Chucrute : Como Fazer e seus Benefícios

Quando estiver uns 2 dedos da tampa, dobre algumas folhas de repolho e coloco sobre o repolho prensado, fazendo uma camada de proteção. Despeje o liquido do recipiente onde estava o repolho dentro do pote.

O Que é Chucrute : Como Fazer e seus Benefícios

Tampe bem, coloque os vidros de chucrute dentro de uma forma forrada com papel toalha. O papel toalha serve para absorver o liquido que transbordará do pote.
Cubra com um pano e leve para fermentar em um lugar escuro em temperatura ambiente.
Deixe fermentar por 1 semana. Se sua fermentação estiver correta, o liquido terá transbordado, está na hora de trocar o papel.
Volte para fermentar novamente.
Após mais 1 semana, abra a tampa e veja se o cheiro está azedo e meio avinagrado. Se estiver já está pronto o seu chucrute ( a fermentação pode varias de 2 a 4 semanas).
Depois de pronto, coloque quantidades menores em outros potes e guarde na geladeira por até 3 meses.
DICA: Consuma com sanduíches, arroz, puro etc…

Não se preocupe, não será preciso nenhum pote especial, nem fique com medo de fazer uma grande quantidade pois você poderá come-lo por meses.É muito mais fácil de fazer, tudo que você precisa fazer é combinar o repolho picado com um pouco de sal e embalá-lo em um recipiente de vidro. O repolho libera líquido, criando sua própria solução de salga. Submersa nesse líquido por um período de vários dias ou semanas, o repolho fermenta lentamente no condimento amargo e crocante que conhecemos e amamos como chucrute.
Opte sempre por repolho orgânico. Um petisco nutritivos, saudável e muito econômico e você ainda pode combiná-lo com muitos alimentos.

Veja Também: O QUE É KEFIR

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com