Kefir

O Que é Kefir: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Emagrecer

O Que é Kefir: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Emagrecer

O Que é Kefir: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Emagrecer

Você deve estar se perguntando, afinal o que é Kefir? Muito se fala sobre probióticos, muito se pergunta sobre quefir… Quais os benefícios do kefir, onde encontrar kefir, como fazer kefir, será que o kefir emagrecer? Nesse artigo você vai aprender tudo sobre kefir, de uma maneira simples e bem explicativa. O importante aqui é que todos vejam como é fácil emagrecer com saúde e de forma fácil. Como é simples incorporar hábitos e alimentos saudáveis ao nosso organismo. O kefir ajuda a equilibrar a flora intestinal. Saiba o que é o Kefir, quais são as qualidade que existem, e os principais benefícios para a saúde. Confira já! O Que é Kefir: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Emagrecer
[adinserter block=”1″]

O kefir é um alimento que vem sendo muito consumido em todo o mundo a séculos. É uma bebida fermentada desenvolvida nas montanhas do norte do Cáucaso, isso de acordo com a crença popular. O nome Kefir vem da palavra turca keyif, que significa “bem estar”. O kefir já vem sendo consumido na Europa e na Asia há muitos anos, mas recentemente começou a ganhar conhecimento aqui no Brasil, devido ao grande interesse por seus benefícios a saúde intestinal.

O que é Kefir

O Que é Kefir: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Emagrecer

Kefir é uma bebida fermentada com o gosto bem parecido ao de um iogurte. O kefir é feito de partículas brancas ou amarelas gelatinosas chamadas “grãos”. Isso torna o kefir único, pois nenhuma outro tipo de leite forma grãos. Estes grãos contêm uma mistura de bactérias / leveduras agregadas com caseína (proteínas do leite) e açúcares complexos. Eles se parecem com pedaços de coral ou pequenos pedaços de couve-flor e podem variar bastante no tamanho.

Os grãos de kefir não são grãos típicos, como trigo ou arroz, e não contêm glúten. Nessa fermentação o leite é combinado com os grãos de kefir e armazenado em uma área quente para que haja a fermentação, produzindo assim a bebida probiótica.

O kefir tem um sabor ácido e cremoso, está repleto de benefícios para a saúde. As bactérias e leveduras que ocorrem naturalmente no kefir combinam-se simbioticamente para proporcionar benefícios a nossa saúde, superiores quando consumidas diariamente. Essa bebida é carregada de vitaminas e minerais valiosos com proteínas completas e facilmente de serem digeridas.

O kefir também é conhecido como bichinho do iogurte, como quefir, tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi.

[adinserter block=”4″]

Tipos de kefir

O Que é Kefir: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Emagrecer
Temos hoje dois tipos de grãos de kefir: kefir de leite (cultivado no leite de vaca, de ovelha ou de cabra) e kefir de água (cultivado na água açucarada, ou suco orgânico, leite vegetal açucarado, leite ou água de coco).

Kefir de Leite
Apesar de estar bem explicito, o kefir de leite deve-se ser cultivado apenas com LEITE de origem animal. O kefir se alimenta do açúcar do leite (da lactose). Então para o seu cultivo devemos usar apenas leite de origem animal, ou no máximo misturar o leite vegetal com o leite animal.
E mesmo que muitas pessoas tentem, discutam e prefiram cultivar os grãos de KEFIR DE LEITE em leite vegetal, não é recomendável. Você conseguirá sim fazer a fermentação do kefir de leite no leite vegetal, mas com o tempo os grãos iram adoecer e sua colonia irá morrer. O kefir de leite quando cultivado sem lactose, sua consistência não fica mais tão parecida com o iogurte e sim com um liquido bem ralo.

Kefir de Água
O mesmo acontece com o kefir de água. Deve-se cultivar os grãos de kefir de água, na água açucarada com açúcar mascavo, cristal, demerara ou açúcar de coco. Você pode também cultivar os grãos do kefir de água, no leite vegetal, no suco natural (de preferencia de furtas doces) ou na água de coco.
Boas opções para veganos são: Leite de coco, leite de arroz, água de coco ou leite de coco

Para que Serve

Os probióticos, ou também conhecidos como “bactérias boas”, são organismos vivos que podem ajudar a manter movimentos intestinais regulares.

Ele ajuda nosso intestino para que se mantenha saudável e com a devida colonização de microrganismos vivos , que são fundamentais para possa exercer funções de absorção dos nutrientes, manutenção do sistema imunológico e regulação hormonal.

Benefícios do Kefir

1 – Combate a obesidade, ajudando no emagrecimento
Estudos relatam que o consumo de kefir reduziu o peso corporal e o colesterol total em ratos obesos. No entanto, mais pesquisas sobre pessoas são necessárias. Mas já se percebe que com o consumo regular do kefir, ele nos trazer saciedade, fazendo com que comecemos muito menos, com isso há uma maior perda de peso.

2 – Auxiliar no combate a problemas como:
Asma, acne, problemas renais, problemas circulatórios, colesterol ruim, osteoporose, tuberculose, alergias, úlceras, problemas, acidez estomacal, digestivos, ansiedade, candidíase, inflamações intestinais, DEPRESSÃO, próstata, fígado, reconstrução dos músculos, cabelo e pele.

3 – Fortalece o sistema imunológico:

4 – Rico em vitamina B12, B1 e vitamina K, biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B.

5 – Restaura a flora intestinal, principalmente após o uso de antibióticos

6 – Melhora a tolerância à lactose.
Pessoas com intolerância à lactose podem ser capazes de consumir kefir sem apresentar sintomas, já que as bactérias presentes no kefir se alimentação da maior parte da lactose.

Como Usar Kefir

O Que é Kefir: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Emagrecer

[adinserter block=”4″]

O kefir de leite pode ser usado de diversas maneiras como o leite e o iogurte são usados.
Pode ser consumido puro, batido tipo vitaminas, shakes ou smoothies, fazer sorvetes ou pode ser combinado com cereais e frutas. O Kefir também pode ser usado em produtos de panificação, sopas, molhos ou saladas, embora o calor pode diminuir significativamente a concentração de probióticos, ainda sim é um alimento pouco calórico e bem mais saudável.

Você também pode consumi-lo como iogurte grego, cream cheese ou como queijo, é só dessora-lo e pronto.

Aprenda: COMO DESSORAR O KEFIR

Já o kefir de água, você pode toma-lo puro, fermentar com frutas para obter um tipo de refrigerante saudável, fazer chás, adicionar em pães entre outros.

Efeitos Colaterias Kefir

O Que é Kefir: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Emagrecer

Embora seja comprovado seus vários benefícios a saúde, o kefir também tem alguns efeitos colaterais. Eles incluem constipação e cólicas abdominais, esses efeitos colaterais são mais comuns quando se começa a consumir o kefir.

Como Fazer kefir

Primeiro você vai precisar COMPRAR ou conseguir uma DOAÇÃO de kefir. A doação você encontra em sua cidade.
Para fazer os primeiros grãos de kefir em casa, você vai precisar de utensílios, equipamentos de cozinha e as mãos sempre lavados com sabão e água antes de começar.

Você vai precisar de:
1 colher de sopa para grãos de kefir
500 ml de leite de origem animal (de preferencia direto da vaca)
1 pote de vidro
1 pano limpo ou papel toalha
1 elástico
1 colher de silicone, plastico ou de pau (utensílio não-metálico)
1 peneira não metálica

Preparo:
Esterilize todos os utensílios. Coloque os grãos dentro do pote de vidro, adicione o leite e misture com a colher. Cubra com o pano e prenda com um elástico. Guarde o vidro em um lugar escuro com a temperatura não muito quente e nem muito fria (eu guardo dentro do armário) por 12-48 horas. Se o tempo em sua cidade estiver muito frio, pode-ser diminuído a quantidade de leite, se o tempo estiver muito quente deixe fermentar no máximo por 24 horas ou aumente a quantidade de leite.

OBS: Quando mais tempos menos lactose e mais acido.
Depois é só coar o leite em uma peneira não metálica. Fazer novamente todo o processo com os grãos. Levar o liquido a geladeira e consumir como preferir.

DUVIDAS E RESPOSTAS:

Crianças podem consumir kefir?
R: O Kefir é considerado seguro para crianças entre 1 e 5 anos de idade, mas pergunte ao seu pediatra primeiro, para que não haja preocupações.

O Kefir ralo é normal?
Se seu kefir está ralo, pode significar muitas coisas, menos que ele está morto Ok? Pode ser a quantidade de leite, pode ser a temperatura que está muito fria ou também por ainda estar se adaptando ao novo tipo de leite. Fique tranquilo.

O kefir talhado é normal?
R: Sim, veja: AQUI

Como Tirar a Acidez do Kefir?
R: VEJA AQUI

Posso dar Kefir para Cachorro?
R: VEJA AQUI

OBS: As informações contidas neste artigo não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico.

Veja Também: Kefir com Leite Zero Lactose
Veja Também: Dieta do Kefir

[adinserter block=”6″]

12 thoughts on “O Que é Kefir: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Emagrecer

  1. Ganhei o Kefir e tenho lido e assistido muito a respeito, porém, nenhuma informação foi tão precisa , completa e bem escrita quanto está. Parabéns ao narrador. Quanto aos grãos, com certeza são maravilhosos, espero constatar muio em breve! Abraço a todos.

    1. Fico muito feliz que tenha gostado do artigo, tento explicar da maneira mais fácil possivel sem deixar duvidas. Muito obrigada!

    1. É de extrema importância que consulte um pediatra, porque vai depender muito de pessoa para pessoa. E não queremos arriscar não é mesmo?

  2. Adorei seu site.
    Tenho kefir de leite e kombucha.
    Quero muito testar as suas receitas de kefir, principalmente de manteiga.
    Já fiz cream cheese e tirei a acidez com um pouco de açúcar, como se faz com molhos de tomate.
    bjs

  3. Ganhei kefir a pouco tempo e agora com td que li e aprendi aqui vou fazer muito aproveit do kefir , quero receber muitas receitas e dicas de vcs .

  4. Gostaria de saber sobre a gordura do kefir podemos consumir à vontade o kefir dessorado, em pastas, requeijão, patês, engordam?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *