Informação Geral
Preparação | 45 minutos |
Serve | 4 porções |
Sugestão | Acompanhamento |
Cozinha | Brasileira |
Dificuldade | Fácil |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 46 kcal |
Gorduras | 1,7 g |
Carboidratos | 7,5 g |
Proteinas | 1,08 g |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Outras Informações
Sem Glúten |
Como Fazer Abóbora Assada no Forno
Inexplicavelmente existem muitas pessoas que não gostam de abóbora, penso eu, que pode ser pelo fato de terem experimentado ela apenas cozida, fria e temperada com sal, azeite e limão, ou apenas cozida com sal.
Não que servi-la assim não seja gostoso, mas qualquer legume ou vegetal consumido por alguém que não tem muito apresso por esse tipo de alimento, irá torcer o nariz e não irá gostar.
Preparar abóbora assada e com algumas ervas e temperos naturais, não só pode, como faz toda a diferença. Digo isso porque eu era uma dessas pessoas que torcia o nariz.
A verdade é que abóbora assada, na sopa ou refogada é um delicia, o segredo está nos temperos.
Eu não era muito fã de abóbora, mas essa abóbora assada no forno foi o primeiro prato que me ganhou totalmente.
Desde que comecei a incluir vegetais e legumes em todas as minhas refeições tenho provado vários sabores, uns ótimos outros nem tanto…mas sem dúvida um dos quais me apaixonei foi pela abóbora assada no forno.
E o melhor é que a única parte difícil da receita é descascar a abobora, mas eu também já ensinei aquo no Receita natureba um truquizinho para descascar a abobora de um jeito fácil. Fora isso, é muito fácil aprender como fazer abóbora assada no forno. Rápido, prático e fica delicioso.
Você pode temperar a sua abóbora como desejar, atualmente estou viciada em um tempero arabe, e depois finalizo com açúcar mascavo, fica DIVINO! Você também pode adicionar queijo ralado, pimentas, alho, cebola, castanhas ou fazer uma versão com mel e canela. Me diz se tem como ficar ruim?! Uma opção saudável, nutritiva e vegan
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Descascar a abóbora é opcional. Para descascar você pode: usar uma faca afiada, cortar ao meio e ir retirando a casaca. Ou colocar água em uma panela grande e deixar ferver bem, depois desligue o fogo e mergulhe a abóbora completamente na água fervente e deixe descansar por 1 minuto. Em seguida retire a casca com uma faca ou com as mãos. No micro-ondas, basta colocar dentro de um recipiente que possa ir ao micro e programar para 5 minutos.
- Corte a abóbora ao meio, vire o lado da polpa para a tabua, e com a ajuda de uma faca grande, corte fatias não muito finas e nem muito grossa.
- Distribua as fatias de abóbora dentro de uma forma, e adicione os temperos desejados. Pode ser apenas sal e pimenta do reino. Pode ser ervas como orégano, alecrim, tomilho, entre outras. Você também pode adicionar páprica defumada ou o que preferir. Aqui vou usar um tempero sírio que eu preparo em casa. Basta misturar em um pote noz moscada, cravo, canela, pimenta da Jamaica e pimenta do reino.
- Regue tudo com bastante azeite, e se desejar uma abóbora adocicada, salpique açúcar mascavo.
- Com as mãos misture tudo até que os temperos envolvam todas as partes da abóbora.
- Cubra a forma com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 25 minutos.
- Retire o papel alumínio e volte ao forno por mais 20 minutos. Fique de olho pois o ponto é opcional.
- Depois é só servir pura ou como acompanhamento.
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 5 diasFreezer/Congelador: 60 diasOutras informações
A abóbora é rica em carotenoides, que protegem a pele e os olhos dos raios solares, e em fibras, que ajudam na saciedade e no controle do açúcar e do colesterol. Além de tudo, a abóbora tem poucas calorias e muitos antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Existem muitos tipos de abóbora, cada um com suas características e usos culinários. Alguns dos tipos mais comuns são: abóbora de pescoço, abóbora moranga, libanesa, cabotiá, abóbora manteiga, abobrinha menina brasileira.
Na minha opinião a abobora a cabotiá e a de pescoço são as mais saborosas para se fazer assada ou usar para o preparado de sopas. E você, qual abóbora mais gosta?
Algumas dúvidas comuns sobre a abóbora:
A abóbora é um fruto ou um legume? A abóbora é um fruto rasteiro, que pertence à família das cucurbitáceas, a mesma do melão, da melancia, do chuchu e do pepino1.
Qual é a diferença entre abóbora e abobrinha? A abobrinha é um tipo de abóbora, que é colhida ainda verde e tem a casca e a polpa mais macias. A abóbora madura tem a casca mais dura e grossa e a polpa mais firme e alaranjada2.
Como escolher a melhor abóbora para cada receita? A escolha da abóbora depende do tipo de preparo e do sabor desejado. As abóboras secas, de frutos grandes, são boas para fazer doces, doces em calda ou cristalizados. As abóboras morangas, de frutos redondos e alaranjados, são ótimas para fazer sopas, cremes, purês e refogados. As abóboras japonesas ou cabotiás, de casca verde-escura, são ideais para fazer nhoques, purês e acompanhamentos por serem mais carnudas. As abobrinhas italianas ou libanesas, de frutos alongados e casca verde-clara ou escura, podem ser refogadas, recheadas, grelhadas ou usadas na salada, por já serem macias naturalmente.