Kefir

Como Tirar o Azedo do Kefir

Como Tirar o Azedo do Kefir
Eu já passei algumas outras dicas aqui sobre como tirar o azedo do kefir, a tal "acidez" que tanto incomoda a muitas pessoas. Hoje vou passar ensinar algumas outras maneiras que testei de como tirar o azedo do kefir e também vou falar um pouco sobre porque o seu kefir fica acido. Ai vai uma dica, o kefir de leite é sim um probiótico maravilhoso, fácil de cultivar em casa e benéfico a nossa saúde, mas se você não gosta do sabor do iogurte de kefir, não o consuma contra a sua vontade. Existem vários outros probióticos benéficos ao nosso sistema digestivo que podemos estar inclinado a nossa dieta. Como Tirar o Azedo do Kefir

Como Tirar o Azedo do Kefir

Bom, primeiramente vou falar um pouco sobre o porque o iogurte de kefir tem essa acidez. Como todos já sabem, os grãos do kefir de leite se alimentam da lactose do leite, a lactose seria aonde se concentra o açúcar do leite, correto? Então é bem simples, se os grãos se alimentam desse açúcar, o alimento ficara menos adocicado. E o contrario de doce seria? AZEDO!! Correto? Então meus lindjos e lindjas, o seu iogurte de kefir será naturalmente azedo, ou acido!!

Observação: Se o seu iogurte de kefir conter essa “acidez”, possivelmente quando introduzimos ele em nossa alimentação diária, é normal que a maioria das pessoas sintam alguns efeitos colateiras como: Cólicas, azia, queimação etc…

Mas vamos focar no assunto principal desse artigo, que é como tirar o azedo do kefir.
Fomos ensinados a fazer a fermentação do kefir por no minimo 24 hrs de fermentação,  esse tempo é essencial para que haja uma boa formação dos probióticos na bebida. No decorrer desse tempo, a bebida começa à desenvolver a acidez, então portanto, mantenha o olho no relógio se você é daquela(e)s que prefere um sabor mais suave.

Temos 5 Opções.

1º Opção: A primeira é a mais comum,  o correto a se fazer é quanto mais grãos mais leite. Se você está mantendo a mesma quantidade de leite para uma maior quantidade de grãos, certamente seu iogurte ficará mais acido. Você tem duas opção neste caso, aumente o leite (1 colher de sopa de grãos para no máximo 500 ml de leite) ou comece a congelar os grãos de aumentarem.

Veja aqui: COMO CONGELAR O KEFIR

2º Opção: O tempo de fermentação é muito importante para desenvolver a acidez no seu iogurte. Quanto mais tempo, mais acido o seu kefir ficará. O tempo de fermentação é importante para que os grãos possam se alimentar e retirar a lactose do leite, então quanto menos tempo de fermentação, mais lactose terá o seu iogurte. Lembrando que o tempo de fermentação pode ser feito de 12 horas (com poucos benefícios) até 36 horas (confesso que já deixei até 48 horas, acabei usando o iogurte para fazer queijo, já que ele ficou beeeeem azedo)

Veja aqui: TEMPO DE FERMENTAÇÃO DO KEFIR

3º Opção: Deixou fermentar por muito tempo ou colocou grãos demais para pouco leite? Na hora de coar o seu iogurte, não misture, retire aquela primeira camada grossa e amarelada que fica sobre o iogurte, passe pela peneira para que não jogue fora os grãos. Descarte essa liquido que foi retirado (é nela que se concentra acidez do iogurte, lave a peneira e a vasilha novamente e pronto é só coar o restante como de costume.

4º Opção: Essa opção não deve ser feita quando há muitos grãos em um só pote e nem pode ser consumido por todas as pessoas. É bem simples, para 500 ml de iogurte de kefir já coado acrescente 1 pontinha de uma colher de café de bicarbonato de sódio, mexa bem. Irá formar uma espuma então faça isso dentro de uma jarra grande, espere abaixar e já pode ser consumido.

5º Opção: Eu particularmente gosto mais dessa opção. Essa seria a nova forma de que encontrei de tirar a acidez do meu kefir, é bem mais simples e rápida. Para cada 500 ml de iogurte já coado, acrescente 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou adoçante stevia liquido (não use açúcar refinado).  Misture bem e deixe agir por 5 minutinhos. Eu faço isso até para fazer o strogonoff de kefir.

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

6 Comments

  1. 5º Opção: Eu particularmente gosto mais dessa opção. Essa seria a nova forma de que encontrei de tirar a acidez do meu kefir, é bem mais simples e rápida. Para cada 500 ml de iogurte já coado, acrescente 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou adoçante stevia liquido (não use açúcar refinado)

    Se for adoçante, é uma colher bem cheia também??? E pq não pode ser açúcar refinado?

    1. O açúcar refinado é praticamento um pó químico, passa por tantos processos químicos que nem deveria ser considerado açúcar. Já o adoçante, 1 colher batas para quebrar acidez. Lembrando que aqui eu ensino como diminuir ou tirar a acidez “o azedinho” e não como deixar o kefir doce. Para adoça-lo a quantidade vai do seu paladar.

  2. Olá. Eu consumi kefir de leite e passei mto mal. Deu vômito e dor de cabeça mto forte, chegou me dar até febre . É normal ?

    1. Não é normal, pare de consumir imediatamente e procure um médico. Sintomas normais seriam azia, ânsia de vomito e algumas dores de cabeça.

  3. Eu tiro a acidez (azedo) do meu Kefir pingando algumas gotas de limão, 10 gotas de limão para cada 500 ml de Kefir….. Funciona mesmo, podem testar….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com