Kefir

Posso Colocar Leite Gelado no Kefir?

Posso Colocar Leite Gelado no Kefir?
Vamos a mais um perguntas e respontas sobre kefir. Essa semana me perguntaram assim "Amanda, eu posso colocar leite gelado no kefir?" achei uma pergunta bem interessante, fui procurar e ainda não havia uma respostas correta na internet sobre o assunto. Então hoje vou compartilhar o que sei sobre a temperatura ideal para cultivar seu kefir, se pode ou não por leite gelado e quais tipos de leite você pode usar no seu kefir de leite. Posso Colocar Leite Gelado no Kefir?

Posso Colocar Leite Gelado no Kefir?

Conseguiu os grãos de kefir e agora não sabe como cultivar? Não se preocupe, é bem fácil de aprender como fazer kefir de leite e como cuidar do kefir. (Clique na palavra em laranja para abrir o artigo).

Veja COMO FAZER KEFIR

Você sabe o que é kefir?

Resumindo: Kefir é uma bebida probiótica obtida através da fermentação de microrganismos vivos com o leite. Virando assim uma bebida rica em beneficiosos a nossa saúde, ajudando a regular o intestino, aumentando o nosso sistema imunológico, prevenindo doenças, ajudando a curar doenças do intestino inflamado etc… O seu sabor é bem parecido com o de um iogurte, podendo ser consumido puro, batido com frutas ou pode ser utilizado em varias outras receitas. Seu valor calórico comparado a um iogurte comum é bem menor, sendo rico em vitaminas, pobre em gorduras e rico em proteínas.

Posso usar leite gelado?

Posso Colocar Leite Gelado no Kefir?

R: Poder até pode, o leite gelado retarda o processo de fermentação, com isso seu kefir fermentará lentamente. Isso é um ponto positivo para quem quer fazer uma fermentação mais longa, de 36 a 48 horas.
Resumindo: A fermentação do kefir em dias mais frios será mais lenta, em dias mais quentes mais rápida. O mesmo acontece com o leite gelado e o leite morno.

OBSERVAÇÃO: É de extrema IMPORTÂNCIA que você NUNCA utilize leite quente para cultivar os grãos. O leite muito quente pode matar sua colonia.

POSSO GUARDAR O KEFIR NA GELADEIRA?
Se você está querendo dar um tempo no seu kefir, sim você pode guardar o kefir na geladeira. A fermentação na geladeira é mais lenta, os grãos estarão “dormindo”. Essa é uma boa opção para quem vai viajar ou quer dar um tempo no kefir. Você pode armazenar o Kefir até (15 dias na geladeira, em um recipiente de vidro tampado com um pouco de leite, assim ele se manterá vivo mas dormindo. Depois é só coar (descartar o líquido) e voltar ao processo normalmente.

CUIDADOS BÁSICOS COM O KEFIR:

Posso Colocar Leite Gelado no Kefir?

1 – Para fazer a fermentação do seu kefir, use jarras e recipientes de vidro, sempre bem limpos e esterilizados com água quente. Os recipientes de plástico podem ser propensos a contaminação.

2 – NUCA manipule os grãos com material de metal, o metal libera algumas toxinas que podem matar os grãos. Use coador e colher sempre de plástico ou madeira (inox também pode, mas eu evito).

3 -Separe alguns utensílios somente para o manuseio do seus grãos, isso diminui consideravelmente o risco de contaminação.

4 – Durante o processo de fermentação não tampe o frasco, cubra com um papel toalha, um voal ou uma gaze que possibilite que os grãos respirem e que o gás carbônico produzido durante a fermentação disperse.

5 – Nunca lave os grãos.

6 – Se o seu kefir apresentar uma cor amarelada, rosa ou um cheiro ruim, não o consuma. Ele pode estar contaminado. COMO SABER SE MEU KEFIR MORREU?

7 – Utilize sempre leite de origem animal para cultivar os grãos, no máximo misture o leite vegetal com o leite animal.

8 – Qual o melhor leite para usar no kefir?

O leite cru da fazenda, aquele direto da vaca (cabra, ovelha ou búfalo) é a melhor opção para fazer um iogurte saudável e cheio de beneficiosos. Entre o de caixinha e o de saquinho, procure sempre usar o de saquinho. Lembrando que quanto mais gordura no leite melhor, então não se preocupe com as calorias, o kefir tem como objetivo comer toda essa gordura do leite, todo aquele açúcar, então não tem o porque usar leite desnatado Ok?

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.


free website hit counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com