Kefir

Como Saber se o Kefir Estragou ou Morreu?

Como Saber se o Kefir Estragou ou Morreu?

Rating 

Sim eu já matei uma colonia de kefir, não fiquei feliz com isso, mas foi falta de informação, e por isso eu decidi contar para vocês tudo o que sei e aprendi sobre como cuidar de kefir, como cultivar, como congelar, e varias receitas com kefir. E uma das duvidas que muitas pessoas tem é como saber se o kefir está ou não morto ou estragado,, é muito fácil de identificar se o seu quefir morreu ou não. Vou ensinar de uma maneira simples e fácil Como Saber se o Kefir Estragou ou Morreu?

Como Saber se o Kefir Estragou ou Morreu?

Primeiro você tem que saber como é a aparência e a textura normal de seu kefir, ele tem que estar branco e com uma textura elásticas, fica parecendo um sagu, um pouco maior.

Quando for preparar seus grãos sempre olhe a cor e a textura, os que não estiverem brancos e sim marrom, rosa, amarelo ou qualquer outra cor que não seja branco, retire-os e jogue fora. Se todos os grãos estiverem de cor diferente ao branco, significa que seu kefir estragou.

Outro sinal de que sua colonia de kefir morreu é o cheiro, se estiver com cheiro meio azedo bem desagradável, significa que seu kefir morreu.

Se você por acaso optou por desidratar seus grãos e conservá-los secos, da para saber se estão mortos devido a sua cor. Se estiver com pontos verdes ou totalmente marrom mesmo que seja claro, seus grãos de kefir estão mortos.

Veja Também: KEFIR COMO CUIDAR

Veja Também: KEFIR E SEUS BENEFÍCIOS

 


free website hit counter

49 Comments

  1. Boa tarde,
    De inicio o soro do meu kefir era amarelado, mas agora fica quase transparente. Sabe qual a razão?
    Cumprimentos

  2. Tenho grãos de kefir já alguns anos, sempre foi normal, porém agora is grãos diminuíram e muito, e sempre que troco o leite integral e inatura, a aparência do iogurte é grego muito grosso e sem acidez,já aumentei a quantidade de leite e permanece do mesmo jeito. Aguardo resposta.
    Grata

  3. Uma das minhas colônias de Kefir de leite está babando muiiiiiiito, e o leite ficou qualhada de forma estranha, será que estragou???

  4. Estou preocupada com meu kefir… diminuiu muito e o iogurte não está tão espesso. Mas tem cheiro agradável. Cheguei de viagem e só tinha um pouco de leite para fazer a troca. Será que foi Isso?

    1. Se o tempo na sua cidade mudou drasticamente, pode ser um dos motivos. Pode ser também por causa da quantidade de leite. Onde você está fazendo a fermentação? Ai está frio ou calor? Qual a quantidade de leite para quanto de grãos?

    1. Está muito frio na sua cidade? Deixe ele fermentar em um lugar quente. Adicione menos leite, procure colocar leite bem gorduroso para os grãos se alimentarem.

  5. Deixei meu kefir congelado uns 3 meses e agora q voltei a alimentá-lo ele tá diferente, junta um soro amarelado, que não juntava antes, e não fica mais com textura de iogurte. Será q estragou?

    1. Depois de congelado você fez a troca? São no minimo de 3 a 4 fermentações para ele começar a voltar ao normal. E de 7 a 10 dias para o seu iogurte estar bom como antes. Quando voltamos a reativar é normal que o liquido esteja ralo. Sobre esse soro, também é normal ser transparente meio amarelado ou esverdeado

  6. Boa noite! Deixei meu Kefir fermentando 72h, quando tirei o iogurte estava azedo. Joguei fora O iogurte e refiz. A colônia está branca, mas não tenho ctza se estragou, pois o cheiro está bom, mas o sabor um pouco azedo… mas não tenho ctza. Será q estragou?

    1. Não estragou não, o tempo para poder ingerir o iogurte sem efeitos colaterais é de até 48hrs no MAXIMO. Mas os grãos suportam ser fermentados por muito m ais tempo sem morrerem.

  7. Quando for deixar ele “pra dormir “na geladeira o leite que vou colocar neles para conservar pode ser leite sem ferver e gelado?

    1. Em hipótese alguma você deve adicionar leite fervido ao seu kefir, isso irá mata-los. Sim pode ser leite em temperatura ambiente ou gelado.

  8. Estou preocupada com minha colônia. Estava indo tudo bem, em 24 horas já ficava tudo grosso como iogurte, aí agora ele tá demorando mais tempo pra engrossar e quando engrossa ele separa o leite do soro.. o soro fica todo no meio e o iogurte por cima e em baixo.. mas eles continuam grande e aumentou a colônia.. será que eles morreram ?

    1. Quando há separação é que o lugar da fermentação está muito quente. Ele está fermentando rapidamente. Não tem problema nenhum, mas você pode optar por colocar mais leite ou fermentar por menos tempo.

  9. Meu kefir está ficando com cheiro forte e textura estranha. Parece um queijo estragado (mas os grãos estao brancos). Ele não ficava assim antes. Está separando o líquido tbm é eles tbm não estão crescendo. Eles morreram?

    1. Se o cheiro é de iogurte ou de queijo, mesmo que seja forte, eles estão bem.O liquido é porque o iogurte está se separando do soro, isso também é normal. Isso pode estar acontecendo pelo tempo estar mais quente, ou pela quantidade do leite estar sendo pouca.

  10. Bom dia!
    Fui viajar e deixei meu Kefir na geladeira por mais ou menos quatro meses. Quando retornei a colônia tinha virado um bloco, parecia queijo. Lavei com água corrente. Os grãos estavam brancos, mas magros. Estou na terceira troca do leite. Os grãos tem subido, em formato de couve-flor, com muito líquido (kefirade?) e pouco iogurte. Os grãos continuam magros e com cheiro de queijo, assim como o líquido/iogurte.Devo continuar com o processo de reidratação ou melhor descartar? Tenho receio de que não se recuperem.

    1. Se quiser descartar por estar ruim, pode descartar. Porem seus grãos parecem estar saudável, o problema foi que você os lavou. Deveria apenas ter descartado o tal bloco passando por uma peneira. Como você os lavou, acabou deixando os grãos fracos, agora terá que ter paciência para que voltem ao normal. Sobre eles parecerem couve flor, é normal, existem mais de 3 tipos de colonias, cada formato representa a qualidade dos grãos, se fermentam rápido, moderado ou lentamente.

  11. Eu botei meu kefir com o leite por 24horas, e ai quando fui tirar, estava com um cheiro muito forte de azedo/estragado, mas os grãos estavam branquinhos, aí botei pela segunda vez, e deixei mais uma vez por 24hrs, e de novo estava com o cheiro muito forte de azedo e o gosto também e o iogurte estava em cima e o soro em baixo, estavam separados… Sabe me dizer o que fiz de errado ou se eles morreram?? (Obs: Uso tudo de plástico)

    1. Se houve uma separação é porque a fermentação ocorreu muito rapidamente, teste deixar por 12 horas ou em um lugar sem luz porem mais fresco.

  12. Meu Kefir está normal mais o iogurte está com gosto diferente de antes. Antes era só azedo, agora ele está com um gosto de aguado mesmo a consistência estando normal. Será que meu Kefir está com algum problema?

    1. Você aumentou a quantidade de leite, mudou a marca, o clima em sua cidade esfriou? Se ele está liquido é porque a fermentação não está ocorrendo corretamente.

  13. Bom dia!
    Ganhei um pouco de kefir congelado há alguns dias. Estou seguindo direitinho as orientações para começar o cultivo. Esterelizei com água fervente todo o material para mexer com ele, vidro, peneira e colher daquelas de bebê, tipo plástico. Coloquei uma gaze por cima fechando o vidro com elástico. Nos dois primeiros dias de fermentção, descartei o iogurte. No primeiro dia de fermentação, estava com um cheiro gostoso de iogurte, até meio adocicado. No segundo dia, já estava um pouco mais ácido. No terceiro dia, o dia em que eu fui consumir pela primeira vez, estava com um cheiro parecendo de queijo e também o leite estava coalhado em baixo. Por cima tinha uma nata amarelada. O sabor também estava muito semelhante a queijo fresco. Não notei aquela babinha nos grãos. Coloquei no leite de novo e ele já está com coalhada por baixo. Será que ele morreu? O que será que eu fiz de errado? Ou é assim mesmo?

    1. Você não fez nada de errado, tudo isso é perfeitamente normal. O tipo e gosto do iogurte varia muito de colonia para colonia. A sua pelo que me parece está fermentando rapidamente, por isso ouve essa coalhada, tente fermentar por 12 horas e veja o resultado. Sobre a acidez e o cheiro semelhante a um queijo, também é normal. O kefir se alimenta da lactose do leite, a lactose é o açúcar então, quanto mais tempo fermentar, menos lactose o iogurte vai ter e mais acido ele ficará. A babinha ele ganha com o tempo, após algumas semanas ou meses.

  14. Ganhei o Kefir ontem de uma prima que adoro, chegando em casa, coloquei a água no vidro onde estavam os grãos de kefir, cobri a boca do vidro com uma gase, e deixei o vidro em cima da mesinha ao lado da minha cama. O meu quarto é bem claro e bastante arejado. No verão durmo com ventilador de teto ligado. Isso pode atrapalhar o cultivo do meu kefir? Devo mudar ele de local, deixá-lo em local escuro e sem ventilação direta?

  15. Olá! Ganhei a minha primeira muda há 4 dias. Tenho feito o processo de cultivo com troca de 24 em 24 horas. Me dedico em fazer com muita higiene e cuidado. Tenho usado o leite integral de garrafa da marca Parmalat. Não consigo achar o leite Pasteurizado..
    Bem, meus grãos são bem branquinhos e acho que ‘engordaram’, mas multiplicaram muito pouco. A textura sempre é muito homogênea e cremosa, bem grossinha. Mas acho que o cheiro parece com cheiro de ‘vômito’.. desculpe o termo, mas é a melhor forma para descrever o odor do meu Kefir.
    Este é o cheiro ‘azedo’ e/ou ‘ácido’ que tanto falam?
    Muito obrigada, desde já!
    Suas informações foram valiosas.

    1. Sim o cheiro é bem desagradável, quanto mais ele fermentar mais forte fica. Na primeira vez estranhei bastante também, mas eles estão bem sim.

  16. Olá! Tenho kefir a alguns meses, mas hoje ele fermentou MUITO rapido (provavelmente pelo calor enorme), mas se formaram “plaquinhas” mais brancas que a colonia de kefir e o iogurte formado tem aroma de queijo. O que está acontecendo?
    Utilizo leite de saquinho pra alimentar meus kefilhos, mas fervo antes, deixo em temperatura ambiente e depois renovo. Está errado? Até pq ele ainda não formou aqueles grão bonitos, arredondados, ele tem formato de grãozinhos pequeninos.

    1. Está normal e muito saudável. Como você mesmo disse, pode ser o calor. Temperaturas baixas fazem com que os grão fermentem lentamente, temperaturas mais altas, fazem com que os grão fermentem rapidamente, e muito altas podem até mata-los. A solução para fermentar em uma cidade que esteja muito quente, seria aumentar a quantidade de leite.

  17. Meu kefir está com cor e cheiro normais. O problema é que separou o soro nitidamente.

    Nas últimas duas vezes lavei. Acho que não deveria né!

    Será que morreram ?

    1. Não lave os grãos! Se eles estão separando significa que estão saudáveis, porem fermentando rapidamente. Você pode adicionar mais lente, ou colocar em um lugar que não esteja tão quente.

  18. Eu tenho os dois tipos de kefir. O de leite está ótimo e não dou conta de produzir. Agora o de água. . . Não multiplica de jeito nenhum! Fermenta certinho, mas não aumenta o número de grãos para que eu possa doar. O que pode ser?

    1. Os grãos de kefir de água costumam se multiplicar mais rapidamente do que os de leite, teste adicionar mais açúcar ou trocar o tipo de açúcar.

  19. Ganhei uma colônia de líder da minha vizinha , deixei o líder no leite 24 HS ! Na troca lavei na água e coloquei no vidro com leite !!! Só eles ficaram gigantes muito estranho e normal ou eles morrem 😢

  20. Ganhei a poucos dias uma muda de Kefir,já fiz a troca 2 vezes,está perfeito,minha dúvida é a quantidade de leite a ser colocada?

    1. 1 colher de sopa de grãos = 500 ml de leite, essa é a especificação para se cultivar o kefir, porém se em sua cidade estiver muito calor, você pode adicionar mais 100ml, se estiver muito frio, adicione 100 ml a menos.

  21. Olá. Tenho uma dúvida. Já tenho Kefir há alguns meses e tava tudo certo com eles… Se multiplicavam rapidamente e bem branquinhos… Agora eles estamos levemente amarelados e está formando tipo uma “nata” entre eles… E eles estão aderindo a essa “nata”….será que eles morreram ou estão doentes??? Estou fazendo algo errado???

    1. Quanto amarelado? Se for amarelo mesmo, podem estar morrendo, veja se o iogurte está ralo. Agora se o iogurte estiver grosso, o cheiro estiver semelhante a queijo, fique tranquilha, pode ser que você esteja colocando pouco leite ou que o lugar da fermentação esteja muito quente. Lembre-se que com o tempo eles se multiplicam e quando se multiplicam, o leite deve ser aumentado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com