Qual Leite Usar no Kefir: Duvidas e Respostas
Qual Leite Usar no Kefir: Duvidas e Respostas
Vou começar a fazer alguns artigos respondendo algumas duvidas comuns sobre o kefir de leite e sobre o kefir de água, a primeira pergunta que uma seguidora me fez foi: Qual leite usar no kefir e qual o melhor. O kefir de leite como todas já sabemos, deve ser fermentado apenas com leite animal, mas claro que o leite mais acessível e mais barato para se usar, são os leites industrializados de caixinha. Se você tem alguma outra duvida, deixe nos comentários. Veja abaixo os principais tipos de leite que você vai encontrar para a fermentação do seus grãos de kefir. Qual Leite Usar no Kefir: Duvidas e Respostas.
SAIBA UM POUCO SOBRE O LEITE
O consumo do leite é um dos hábitos alimentares mais antigos da nossa sociedade. o leite é considerado por especialistas como essencial para a manutenção da nossa saúde, por ser uma fonte rica em proteínas, vitaminas e minerais, além de ser um importantíssimo ingrediente em várias receitas, dês de a mais simples até a mais complicada.
Existem vários tipos de leite disponíveis no mercado, mas cada um deles apresentam diferentes características, tanto no sabor como no valor nutricional.
Muitas pessoas desistem de cultivar o kefir de leite por acharem que para sua fermentação ocorrer saudável, devemos apenas utilizar o leite organino “in natura”. A verdade é que não é bem assim, o melhor realmente é sempre usar os alimentos orgânicos, sem nenhum conservante ou química, maaaas nem todo mundo tem uma vaca em casa, não é mesmo?
TIPOS DE LEITE
Leite integral- Esse nome é dado para o leite de vaca que não passa por nenhum processo de remoção de gordura. Seu sabor é mais intenso e sua textura é mais grossa. Temos o leite UHT e o leite pasteurizado:
Leite UHT (ultra high temperatura): Esse tipo de leite passa por um processo de superaquecimento para eliminar suas bactérias, e depois serem colocados em caixinhas. Também conhecidos como leite longa vida.
Leite Pasteurizado: Esse tipo passa por um processo de choque térmico para reduzir sua concentração de bactérias, são colocados em saquinhos ou garrafas plásticas e de vidro. Seu tempo de vida é bem menor.
Leite semidesnatado – Também é o leite de vaca, mas aqui ele passa por um processo de remoção de no minimo 50% se sua gordura. Essa remoção de gordura não afeta o volume de proteínas e de cálcio, é também uma versão muito valorizada por quem quer cortar a ingestão de calorias.
Leite Desnatado – É o leite de vaca que tem toda a sua gordura removida. É considerado a versão menos calórica dos três tipos de leite de caixinha.
Leite de Cabra ou de Ovelha – É um tipo de leite que, apesar de não ser tão popular no Brasil e bem mais caro do que o leite de vaca, tem seu valor nutricional muito alto. É um leite com maior volume de gordura, vitaminas e minerais.
MAS QUAL USAR?
Como eu já disse, o leite integral direto da vaca é a melhor opção sem duvida. Mas se você não tem uma vaca em sua casa, rs. Pode optar pelo leite pasteurizado, aquele leite de saquinho que fica no freezer do supermercado.
Mas se você está usando o leite UHT, por ser mais acessível, prefira marcas mais confiáveis. Eu já testei varias, algumas deixaram meu iogurte ralo, outras já até mataram minhas colonias e algumas deixam meu iogurte grosso e saboroso.
Particularmente eu indico o leite Matilat, mas se em sua cidade não tiver está marca, o leite da marca Líder também é muito bom. Tive uma experiência muito boa com essas duas marcas, os meus grãos se adaptaram muito bem e o iogurte ficou delicioso.
Prefere outro leite? Então vejaKEFIR COM LEITE DESNATADO
Lembrando: Quanto mais natural e fresco for o seu leite, mais benefícios o seu leite de kefir vai te proporcionar.
Veja Também: Kefir com Leite Desnatado
Veja Também: Como Congelar o Kefir