Sopas e Caldos

Caldo de Legumes Caseiro

Caldo de Legumes Caseiro
Fazer caldo de legumes caseiro é uma daquelas receitas muito fácil de fazer, mas tenho certeza que a maioria não sabe disso. Eu particularmente gosto bastante de usar caldo de legumes em varias de minhas receitas, mas, para ser sincera, ultimamente ando usando caldo de legumes comprado do supermercado. A verdade é que eu não deveria, já que fazer meu próprio caldo de legumes caseiro é tão simples. E sabe o que mais? O gosto é bem melhor e o caldo caseiro é muito mais nutritivo. Ao oposto dos caldos à base de carne, você não precisa deixar o caldo de legumes cozinhando por horas. Mas necessitasse de um pouco de planejamento antecipado. E de três alimentos essências: Cebolas (ou outro membro da família da cebola ), aipo e cenoura. Claro que esses ingredientes são cruciais para um sabor delicioso e agradável ao seu caldo de legumes caseiro. Mas se caso você não os encontrar, tudo bem. Para um caldo mais temperado acrescente raminhos de tomilho, folhas de louro ou salsa. Já para fazer um caldo de legumes caseiro meio asiático, acrescente gengibre fresco e erva-cidreira. Sobre o planejamento antecipado, procure higienizar e cortar tudo bem antes. Como eu sou uma pessoa que gosta de economizar, sempre faço meu caldo de legumes caseiro usando pedaços que sobraram (se eu usei meia e meia cenoura para um omelete, o restante eu pico e congelo para o caldo). Ai vai uma dica crucial na hora de preparar o seu caldo de legumes caseiro e não deixa-lo amargo. Evite usar : repolho, brócolis, couve-flor, principalmente couve de Bruxelas. Agora você já pode aprender como fazer seu caldo de legumes caseiro. Já sabe né? Não jogue fora restos de vegetais! Use-os para fazer seu próprio caldo de legumes caseiro delicioso. É fácil e é muito mais barato! E ainda podemos usa-lo para cozinhar arroz, preparar sopas, cozinhar carnes ou qualquer outro prato! Realça o sabor e deixa tudo mais saboroso. Caldo de Legumes Caseiro
Ingredients
Instructions

Veja Também: ESCONDIDINHO DE LEGUMES

Caldo de Legumes Caseiro

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite
5 dentes de alho picados
2 cebolas grandes cortadas ao meio
3 aipos picados
3 cenouras médias picadas
8 xícaras de água
Pedaços de vegetais congelados (2-3 xícaras é uma boa quantidade)
2 folhas de louro
Salsa e tomilho a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto

[adinserter block=”1″]

Modo de Preparo
Aqueça o azeite em uma panela bem grande. Doure o alho, a cebola, o aipo e cenoura. Adicione um pouco de água e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo sempre.
Acrescente o restante da água, os pedaços de vegetais ,as folhas de louro, salsa e tomilho. Deixe ferver em fogo baixo, parcialmente tampado, por aproximadamente 50 minutos.
Caldo de Legumes Caseiro
Transfira o caldo para uma travessa grande passando por uma peneira.
Descarte os vegetais cozidos (ou consuma como preferir).
Caldo de Legumes Caseiro
Quando o caldo estiver esfriado, transfira-o para recipientes de plástico com tampa ou potes para congelar
Está pronto para ser utilizado.
DICA: Os vegetais congelados você pode substituir por vegetais frescos de sua preferencia. Se você for armazenar seu caldo de legumes por mais de 15 dias, nao adicione sal e pimenta. Deixe para adicionar na hora de usar.
DICA2: Eu gosto de bater um pouco do caldo com 1/2 cenoura cozida. Cozinho um pouco com carne (para pegar sabor) e como.
Caldo de Legumes Caseiro

COMO CONGELAR LEGUMES, FRUTAS E VERDURAS

Caldo de Legumes Caseiro
Bom como eu disse que gosto de congelar varias coisas, vou ensinar você como congelar e armazenar tudo corretamente. Isso ajuda muito!!! VEJA AQUI

Veja Também: SALADA DE MACARRÃO INTEGRAL

No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *