Low Carb

Como Fazer Dieta Low Carb

Como Fazer Dieta Low Carb
A Low Carb ganhou um grande espaço no mundo fitness e até na medicina. Estudos mostram que além da low carb proporcionar perda de peso, ela também ajuda a prevenir e curar doenças como diabetes. Low carb nada mais é do que a redução na quantidade de carboidratos consumidos. Porém para compensar essa redução de carboidratos, devemos aumentar o consumo de proteínas (carnes, ovos, proteínas dos vegetais e de gorduras boas). Esse estilo de vida low carb é bastante eficiente para quem deseja emagrecer ou ganhar saúde, já que o metabolismo passa a funcionar melhor com o aumento das proteínas e da gordura boa. Hoje eu vou ensinar como fazer dieta low carb da maneira correta, saudável e mais eficaz possível. Confira: Como Fazer Dieta Low Carb

Como Fazer Dieta Low Carb

O QUE É LOW CARB

Para iniciar um estilo de vida low carb, deve-se retirar aos poucos os carboidratos, especialmente os carboidratos simples, como a farinha branca, o açúcar, o arroz branco, o refrigerantes, os doces e principalmente os salgados. Também devemo evitar os consumo de alguns carboidratos bons, como aveia, pão integral, tubérculos etc.

As orientações para um alimentação saudável convencional é que 50 a 55% do que consumimos ao dia seja carboidrato. Já na dieta low carb, devemos consumir abaixo de 40% ao dia. Porém é importante ressaltar que a restrição extrema de carboidratos em uma alimentação, algo abaixo de 30%, pode sim proporciona um emagrecimento rápido, mas ele não será saudável e pode vir com uma série de consequências graves para a saúde.

Uma dieta baixa em carboidratos significa que você consome menos carboidratos, mas consome uma maior proporção de gordura e proteínas. Ela também é conhecida como (LCHF) ou dieta cetônica ou cetogênica.

Há décadas nos ensinam que a gordura é prejudicial à nossa saúde. Mas hoje estudos mostram que não há razão para temer as gorduras naturais como azeite, banha de porco, abacate etc (obs: consumir sempre com cautela!). Em low carb devemos minimizar sua a ingestão de açúcar e amido.

Mas como funciona? Quando evitamos o açúcar (que o nosso corpo não precisa) e amidos, o nível de açúcar no sangue volta-se a estabilizar e os níveis de insulina do hormônio de armazenamento de gordura diminuem. Por isso aumenta-se a queima de gordura e nos sentimos mais saciados, reduzindo a fome causando perda de peso.

BENEFÍCIOS DA LOW CARB

1 – Perda de Peso: Estudos mostraram que dietas com consumo de baixo carboidratos são mais eficazes que outras dietas.
2 – Diabetes tipo 2: O consumo de baixo carboidrato pode ajudar a reduzir ou mesmo normalizar o açúcar no sangue e, assim, teoricamente reverter o diabetes tipo 2
3 – Normalizar o Intestino: Pode ajudar a normalizar um intestino mal-humorado, reduzindo os sintomas da síndrome do intestino irritável, como inchaço, gases, diarreia, cólicas e dor. Também pode ajudar na indigestão, refluxo e outros problemas digestivos.
4 – Reduzir a vontade por Açúcar: Por causa do consumo maior de gorduras boas e proteínas, o desejo por doce pode ser diminuído ou até mesmo eliminado.
5 – Outros: Menor nível de açúcar no sangue, maior clareza mental e algumas pessoas ainda dizem sentir mais melhorias como, baixar a pressão arterial, redução de acne, melhora na pele, menos enxaquecas, melhora na fertilidade, e etc.

QUEM NÃO PODE PRATICAR A LOW CARB

A maioria das pessoas pode sim praticar a dieta low carb com segurança. Mas existem três situações que podem acabar precisando de algumas preparações ou adaptações:
1 – Se você está tomando medicação para diabetes , por exemplo, insulina, procure um médico.
2 – Você está gravida ou amamentando atualmente? Procure um médico.
3 – Você está tomando medicação para pressão alta? Procure um médico.
Se você não está em nenhum desses grupos, pode começar já!

O QUE COMER NA LOW CARB

Para não ficar um texto muito longo, vou resumir!

Inclua: Ovos, carne, peixe, vegetais que crescem acima do solo e gorduras naturais (como manteiga, abacate, amendoim, banha de porco).

Evite: Açúcar, industrializados, amido (como pão, macarrão, arroz, feijão, milho e batata).

Coma quando estiver com fome, e como até que esteja satisfeito. Lembre-se fome e quando a barriga doi, quando parece que temos um leão dentro do estomago. Comer até estar satisfeito, é comer bem, comer o suficiente para repor suas energias, nunca coma por gula!

ALIMENTOS PERMITIDOS

Como Fazer Dieta Low Carb
1 – Carne, frango e peixes, porco com pouco gordura;
2 – Frutas, verduras, folhosos e alguns legumes;
3 – Queijos gordos;
4 – Ovos;
5 – Azeite, óleo de coco, banha de porco e manteiga;
6 – Amêndoas, nozes, avelãs, castanha-do-pará;
7 – Sementes em geral;
8 – Café e chás SEM AÇÚCAR;
9 – Água e água com gás

Para ver uma lista mais especifica com TODOS os alimentos permitidos VEJA AQUI

ALIMENTOS PROIBIDOS

Como Fazer Dieta Low Carb
1 – Carnes processadas;
2 – Açúcar: incluindo alimentos industrializados e sobremesas;
3 – Gorduras trans;
4 – Cereais, como trigo, cevada ou centeio;
5 – Outros: arroz branco, macarrão, tapioca, grão de bico, batata doce e cuscuz.

Para ver uma lista mais especifica com TODOS os alimentos proibidos VEJA AQUI

CARDÁPIO LOW CARB

Aqui coloquei algumas opções para o seu dia-a-dia, um cardápio que eu mesmo já utilizei quando praticava low carb. VEJA AQUI

Duvidas frequentes

1 – O excesso de proteínas e gorduras pode causar alguma irregularidade no funcionamento do metabolismo?
Toda dieta desequilibrada pode trazer prejuízos à saúde. Por isso consulte um profissional, entenda suas necessidades individuais e consuma os alimentos conforme o seu organismo necessite, evitando consequências negativas. O excesso de proteína e gordura pode sim causar: excesso de ácido úrico no sangue, cólicas renais, e outras alterações cardiovasculares.
2 – Perderei massa magra e muscular praticando a low carb?
Quando você emagrece, está sujeito a perda de massa muscular, fazendo low carb ou qualquer outra dieta, porém a low carb perde sim com mais facilidade.
3 – É possível ganhar massa sem comer carboidratos?
Se você já perdeu o peso que queria, comece a incluir carboidratos bons em sua rotina de pré e pós treino. Isso será essencial para um maior ganho de massa muscular e energia. Caso você ainda esteja querendo perder peso, terá que escolher entre emagrecer e ganhar massa muscular. Não se pode ter tudo na vida amores, rs.

RECEITAS BONUS

BOLO DE CHOCOLATE LOW CARB

Como Fazer Dieta Low Carb
Um bolo fofinho, gostoso e com baixo carboidrato. VEJA A RECEITA

PÃO DE QUEIJO LOW CARB

Como Fazer Dieta Low Carb
Aquele pão de queijo quentinho, com uma casquinha crocante e ainda low carb. VEJA A RECEITA

PÃO DE FORMA LOW CARB

Como Fazer Dieta Low Carb
Achou que ficaria sem comer pão no café da manhã? Nã-na-ni-na-não! VEJA A RECEITA!

PUDIM LOW CARB

Como Fazer Dieta Low Carb
Uma sobremesa sem leite condensado, fácil e deliciosa. VEJA A RECEITA

COXINHA LOW CARB

Como Fazer Dieta Low Carb
Um salgado delicioso para deixar suas noites ainda mais gostosas. VEJA A RECEITA


free website hit counter

3 Comments

  1. Quero muito aprender fazer a dieta low carb.
    Sou renal crônica há 10 anos e transplantada há 7 anos e hipertensa, tomo imunossupressores p evitar rejeição do enxerto, corticóides, medicamentos p controlar a pressão arterial e outros medicamentos. Porém consigo me manter bem e amo as receitas, aquelas que estão baseadas na minha alimentação eu consumo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe:  

Send this to friend

mytaste.pt mytaste.com