Protocolos Jejum Intermitente
O QUE É JEJUM INTERMITENTE?
Primeiro entenda: Jejum Intermitente não é uma dieta, e sim uma “estratégia” ou estilo de vida saudável. O jejum intermitente, ou restrição calórica intermitente, é um termo usado para definir entre um período de jejum e não-jejum durante um período definido. O jejum intermitente pode proporcionar uma perda de peso comparável à uma dieta de restrição calórica praticado a longo prazo .O objetivo do jejum intermitente é fazer com que o corpo utilize os nossos estoques de gordura, com isso haverá uma grande perda de massa gorda… Os períodos onde alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação e os que a alimentação fica restita são chamados de jejum.
Os métodos de jejum intermitentes envolvem jejuns diários de 12 a 16 horas ou jejum por 24 horas, duas vezes por semana. Muitos ainda tem medo de jejuar, mas essa estrategia é na verdade bastante natural. Basta pensar assim: Os seres humanos já praticam o jejum durante toda a nossa historia. Às vezes era feito porque não havia comida, às vezes era algo praticado por algumas religiões, incluindo o Islã, o Cristianismo e o Budismo.
BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE: Além de ajudar no tratamento de varias doenças, emagrecimento e ganho de massa muscular o jejum também ajuda:
– No aumento da secreção de hormônio do crescimento.
– Melhora a sensibilidade à insulina
– E na redução “natural” da ingestão calórica, com uma menor sensação de fome.
O GUIA COMPLETE PARA O JEJUM INTERMITENTE
Como ninguém gosta de textões e nada muito complicado de entender, vou explicar de uma maneira bem simples e resumida os protocolos. Mas se você deseja saber mais detalhes vou deixar tudo sobre o jejum intermitente VEJA AQUI
[adinserter block = “1”]
PROTOCOLOS JEJUM INTERMITENTE:
12H: Ou 12/12 é o ideal para iniciantes, você deve ficar 12 horas sem se alimentar. Ex: Se você jantou as 8 horas da noite, tomará café da manhã as 8 horas da manhã.
14H: Ou 14/10 aqui o grau de dificuldade aumentará só um pouco, você pode partir para essa opção após o terceiro dia de 12/12. Você deve ficar 14 horas sem se alimentar. Ex: Se você jantar as 8 horas da noite, tomará café da manhã as 10 horas da manhã.
16H: Ou 16/8 esse aqui é o queridinho de todos, você ficará 16 horas sem se alimentar.
18H: Ou 18/6 esse tempo deve ser praticado apenas quando o seu corpo já estiver adaptado ao jejum. Também é um dos protocolos mais praticados por pessoas em busca de emagrecimento. Pode ser feito 1 dia sim outro não.
24H: 24/24 Chegamos a um nível mais avançado do jejum, 24 horas sem se alimentar. Esse protocolo deve ser praticado apenas por pessoas acostumadas ao jejum e apenas 2 vezes por semana.
36H: O protocolo de 36 horas deve ser praticados por pessoas praticantes do jejum a um bom tempo, aqui você ficará 1 dia e 1/2 sem se alimentar. Esse é o protocolo mais difícil do jejum intermitente. Ex: Se você jantou as 8 horas da noite de uma terça feira, vai poder tomar café da manha as 8 horas da manhã na quinta feira.
48H: Aqui será diferente, você não deve ficar sem comer. E sim ficar dentro de apenas 600 calorias durante 24 horas durante dois dias intercalados. Ex: Segunda devemos ingerir 600 calorias, terça devemos comer normalmente e na quarta voltaremos a ingerir apenas 600 calorias.
O QUE É PERMITIDO DENTRO DO JEJUM
Você poderá beber apenas água, chás e café SEM AÇÚCAR e SEM ADOÇANTE!!!
O QUE COMER DEPOIS DO JEJUM INTERMITENTE
Achou que poderia comer qualquer coisa após o jejum? Não é bem assim, você deve seguir uma alimentação saudável e rica em nutrientes para que o seu jejum intermitente faça efeito. VEJA AQUI
DICA: Se o seu foco no jejum intermitente for enegrecimento, a primeira coisa que você deve saber é: faça um pós jejum bem maneirado, você deve evitar alimentos ricos em carboidratos (batata doce, banana, massas etc…). Como o jejum exige um longo período apenas ingerindo líquidos inseto de calorias, sua insulina ficará muito baixa. Para que não haja picos de insulina, a ingestão de carboidratos deve-se ser evitada após o termino do jejum. O melhor a fazer é ingerir alimentos ricos em proteínas!
Aviso importante: Todo o conteúdo disponibilizado nesse artigo é de caráter puramente informacional (e não prescricional!). Sempre procure um bom médico/especialista antes de experimentar ou testar qualquer estratégia de saúde.
Veja Também: DIETA DO OVO PARA EMAGRECER
Veja Também: CARDÁPIO PARA JEJUM INTERMITENTE
No blog tá cheio de receitas magrinhas. Veja AQUI para ver mais.