Informação Geral
Preparação | 20 minutos |
Serve | 1 porção |
Sugestão | Acompanhamento |
Cozinha | Brasileira |
Dificuldade | Médio |
*Algumas informações podem ser aproximadas.
Outras Informações
Sem Glúten |
Como Fazer Fermento Natural de Batata
Fermento natural de batata! Será possível? Com certeza! Você em algum momento da vida já deve ter ouvido sua vó, ou alguma pessoa mais velha falar sobre pão caseiro com fermento natural.
É como dizem tudo que vem do natural, é mais saudável e mais saboroso. Com o fermento natural não é diferente, ele é capaz de deixar qualquer pão, bolo, pizza, rosca, ou qualquer outra massa mais fofa, macia e saborosa. O fermento químico ou biológico absolutamente não se compara ao fermento natural de batata. Porém existem dezenas de receitas de fermento natural. Existe com glúten (usando farinha de trigo) e sem glúten. Sim, existe fermento natural sem glúten.
E hoje eu vou ensinar uma super receita, uma versão de fermento natural sem glúten, fácil, rápido e muito econômico. Você vai precisar apenas de batata inglesa (inhame ou batata doce), açúcar, sal e água. Só isso!
E tem mais, não será preciso fazer essa nova fermentação todas as vezes, basta apenas ir alimentando sua colônia que será possível mantê-la viva por tempo indeterminado!
Aqui no blog eu já ensinei como fazer fermento natural caseiro, e confesso que até mês passado eu nunca se quer tinha ouvido falar de fermento natural sem glúten, ainda mais fermento natural de batata. Eu tinha que aprender, é algo tão barato, simples e prático de fazer, que hoje mantenho meu snop (nome que dei a minha colônia) sempre bem alimentado para que ele possa me dar deliciosas receitas! Espero que vocês também tenham lindos e saudáveis snops em casa.
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Lave bem a batata em água corrente e depois descasque a batata, em seguida rale com um ralador.
- Esterilize um pote de vidro de 500 ml, em seguida adicione o açúcar, o sal e a batata ralada finamente.
- Adicione um pouco da água morna e misture bem (a água não pode estar nem muito quente, e nem fria, deve estar no ponto de mamadeira para bebê, aquele ponto que relamos o dedo e aguentamos ficar ali por mais de 10 segundos).
- Depois adicione o restante da água, tampe o pote de vidro com um voal, frauda de pano limpa ou uma pano extremamente limpo, coloque a tampa feche bem.
- Leve para fermentar dentro de um lugar escuro e morno, ele não deve entrar em contato com a luz durante a fermentação. Caso a temperatura em sua região esteja muito elevada, deixo-o em algum lugar não muito quente, e em dias frios, aconselha-se cobrir com um pano ou manter em ambiente aquecido, até 26 graus C;
- O processo de fermentação leva de 4-6 dias (eu recomendo deixar 6 dias).
- Com o passar do tempo aparecerão pequenas bolhas, produzidas pelo processo de alimentação da levedura. A maior parte dos pedacinhos de batata subirá (isso é normal) e uma espuma irá se formar.
- Quando a espuma diminuir, o fermento estará pronto para ser alimentado novamente;
- Descarte ⅔ do volume ( da batata que subiu para cima) e repita as medidas açúcar e batata e adicione 200 ml de água.
- Misture primeiro a batata ralada, depois o açúcar e por último água.
- Aguarde por mais 6 horas ou até o processo de fermentação se repetir: a formação de bolhas, os pedacinhos de batata subirem, a espuma se formar.
- Para usar é bem simples, use ⅔ da água ou da batata para o preparo de um uma receita e o alimente novamente, sempre usando como base a mesma medida, você agora pode dobrar, ou diminuir. Prontinho
Anotações:
Outras informações
Caso precise de uma quantidade maior do que tem disponível, retire da geladeira, deixe-o ficar em temperatura ambiente (o que pode levar entre 4-6 horas), alimente-o com a quantidade necessária e deixe-o fermentar fora da geladeira por 4-5 horas. Em seguida o seu fermento está pronto para ser utilizado.
Use água sem cloro, pois o cloro atrapalha a fermentação.
Não armazene ou manipule o fermento com utensílios de plástico ou metal.
Escolha uma batata madura e de colheita recente. Batatas verdes, murchas ou muito velhas não têm mais qualidade de amido para uma fermentação adequada
Para saber se o fermento está pronto para a utilização, basta ver se contém bastante espuma na superfície.
Boa tarde.
Gostei muito da receita, porém fiquei em dúvida. Há receitas específicas ou posso substituir em uma qq de fermento biológico? Se sim, qual a proporção?
Pode substituir sim, a proporção é a cada 10g de fermento biológico você utiliza 40g de fermento natural.
Quando eu for fazer o pão eu posso tirar o fermento da geladeira e fazer o pão ou, tenho que esperar estar em temperatura ambiente
Tem que esperar ele ficar em temperatura ambiente.
O fermento vai para geladeira quando? Logo após ser alimentado ou após ocorrer a fermentação e a espuma subir?
Apenas a criação do fermento é feita fora da geladeira. Após a primeira fermentação (criação do fermento) todas as outras serão feitas dentro da geladeira.
Tenho vontade de tentar com batata doce, dá certo? Procedimentos iguais?
Parabéns, foi a melhor aula que achei sobre o fermento natural sem glúten!
Olá Nilzete, nunca testei com batata doce. Se testar, depois me diz qual foi o resultado!
Adoro suas dicaso
Há tempo que estou atrás de uma receita de fermento de batatinha,gostei da sua receita.
Vou fazer o teste.